Quinta-Feira 01/05/2025 17:33

Campanha da Viva Rio recebe doações de agasalhos e cobertores

Brasil - Ação Social - Campanha/ Doação


Rovena Rosa/Agência Brasil

O frio previsto para a próxima estação do ano, que começa no dia 21, pode ser amenizado por agasalhos, calçados ou cobertores, e essa é a intenção da campanha Inverno Quente Viva Rio, organizada pelo Núcleo de Desenvolvimento Social da empresa social Viva Rio, que desenvolve projetos nas áreas de educação, saúde, meio ambiente e segurança.

As doações podem ser feitas até o dia 28 em postos de coleta espalhados pela região metropolitana do Rio e nas zonas oeste, sul e norte, além do centro da cidade. A socióloga Marília Rocha, responsável pelo Núcleo de Desenvolvimento Social da Viva Rio, informou que este ano cresceu o número de postos localizados em shoppings, em outros estabelecimentos comerciais e na sede da empresa. Já são 15, enquanto no ano passado eram 10. A perspectiva, segundo Marília, é que haja ainda mais postos disponíveis este ano porque novos locais estão se interessando em destinar espaço à montagem de um ponto de coleta. “Estou com a expectativa de que tenha uma adesão maior até do que houve no ano passado”, afirmou.

A primeira edição da campanha Inverno Quente foi em 2010. Desde então, o Viva Rio promove a conscientização e incentiva a doação a quem necessita se proteger do frio. “A campanha sempre tem uma adesão muito bacana e foi crescendo, até porque a divulgação foi aumentando”, disse ela, acrescentando que em 2018 mais de 4 mil peças foram arrecadadas e distribuídas.

As doações serão destinadas a pessoas em situação de rua e às 80 instituições cadastradas na rede solidária do Viva Rio. A socióloga informou que embora sejam doados cobertores, lençóis e toalhas, a quantidade maior é de roupas e sapatos. “É muito comum fazer o trabalho de revisitar o guarda-roupa, seja porque quer comprar uma coisa nova ou organizar a casa, então não é incomum na época em que está entrando o inverno, descobrir coisas que podem ser disponibilizadas, estão guardadas e nunca utilizadas”, lembrou.

“Se você olha uma peça no armário e ela não dá felicidade e vontade de usar, se não der é para desapegar, porque a gente em geral tem armário com dificuldade de organização, entulhado de coisas que não usa mais. Aquilo que não é muito útil para você é de utilidade para outra pessoa. Roupa de inverno tem muito isso”.

Voluntários

O cadastro do Viva Rio conta com aproximadamente 2.500 voluntários, que atuam em cerca de 80 projetos e instituições parceiras. Após as fortes chuvas que atingiram o Rio de Janeiro desde o início do ano, o Viva Rio mobilizou a rede de parceiros e o voluntariado para arrecadação, triagem e entrega de donativos às famílias afetadas por enchentes e desabamentos.

Para a divulgação da campanha Inverno Quente Viva Rio, a socióloga conta com a adesão de mais voluntários este ano, o que pode permitir um número maior de dias de distribuição das doações. “É uma campanha muito bem aceita”, observou.

Triagem

Depois de recebidas, as peças passam por triagem para a separação por idade e gênero. Algumas precisam ser lavadas por estarem sujas ou com mofo depois de guardadas por muito tempo. “O trabalho do voluntário entra na triagem, porque tem que ser tudo separado, se é para homem, para mulher, para criança. Ele olha se a roupa está em condições de uso. Não é dado nada sujo ou que não tenha condição de uso. Eles ajudam na triagem e depois, os que querem, ajudam na distribuição das doações, dirigidas diretamente às pessoas que estão dormindo nas ruas”. Há também a entrega de peças a instituições de atendimento a crianças e idosos, como também a abrigos cadastradas no Viva Rio.

Postos de coleta

Entre os locais para doação na zona norte do Rio estão o Shopping Boulevard, em Vila Isabel, e o Center Point Valqueire, na Vila Valqueire. Na zona sul, os doadores podem deixar as peças no Shopping Rio Sul, em Botafogo. Na zona oeste, devem procurar o Barra Shopping, na Barra da Tijuca, bairro onde também podem escolher o shopping Vogue Square. Na região metropolitana do Rio, entre os locais de doação estão o Itaboraí Plaza, em Itaboraí, e o Itaipu Multicenter, em Itaipu.

Quem tiver grande quantidade de doações também pode acessar o site do Viva Riopara pedir um serviço de coleta em seu endereço. “Se a pessoa puder trazer, ótimo, mas se é uma quantidade maior e ela não tem transporte, a gente se organiza para buscar”, afirmou.

Agência Brasil/PH

Campanha da Viva Rio, Doação, Agasalhos e Cobertos, Ação Social

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,692
Euro 6,448
Franco suíço 6,887
Yuan 0,783
Iene 0,039
Peso arg. 0,005

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens