Quinta-Feira 04/09/2025 10:25

MP oferece nova denúncia por crimes sexuais contra João de Deus, em Goiás

Brasil - Ações Judiciais - Prisão Preventiva

Médium está internado em hospital de Goiânia, mas STJ determinou que ele volte para prisão. Ele sempre negou os crimes e defesa informou que vai recorrer da decisão no STF.

João de Deus chega ao Instituto Neurológico de Goiânia — Foto: — Foto: Rodrigo Gonçalves/G1

O Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) ofereceu nova denúncia por crimes sexuais contra o médium João de Deus. Segundo o órgão, ele está sendo denunciado por violação sexual mediante fraude contra dez pessoas. Ele segue internado em hospital de Goiânia na manhã desta quarta-feira (5), mesmo após decisão do STJ determinar que ele volte para prisão. A defesa do médium, que sempre negou os crimes, disse que vai recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF).

A defesa do médium informou que até as 9h10 desta quarta-feira não tinha conhecimento sobre a nova denúncia.

De acordo com a denúncia, os abusos ocorreram na Casa Dom Inácio de Loyola, onde o médium fazia atendimentos espirituais. Consta no processo que as vítimas relataram que foram abusadas na chamada "Sala da Entidade", quando João de Deus, sentado em um trono, esperava para receber os visitantes, que chegavam em fila, e, dizendo que estava fazendo um atendimento espiritual, tocava as vítimas nas partes íntimas.

O MP-GO informou ainda que as vítimas dessa denúncia são do Distrito Federal, de São Paulo e do Paraná. Ainda segundo o processo, outras cinco mulheres atuam como testemunhas, porque também denunciaram abusos, mas que já prescreveram.

O médium é réu em outros oito processos por: crimes sexuais, posse ilegal de arma e falsidade ideológica. Ele sempre negou as acusações.

João de Deus está preso desde o dia 16 de dezembro de 2018. No dia 22 de março deste ano, a Justiça autorizou que ele fosse transferido para o Instituto de Neurologia de Goiânia, atendendo a pedido da defesa, que alegava risco à vida do médium em razão do seu estado de saúde.

Internação e saída para presídio

O médico Alberto Las Casas, um dos responsáveis pelo tratamento de João de Deus, conversou rapidamente com o G1 assim que chegou ao Instituto de Neurologia de Goiânia, na manhã desta quarta-feira (5). Questionado se o médium já estaria de alta, ele disse que o paciente já pode voltar para casa, mas criticou a decisão de encaminhá-lo novamente ao presídio em razão de sua idade.

“Ele tem condição de ir para casa. Voltar para o presídio, um homem de 80 anos [João de Deus tem, na verdade, 76]... Cada um assume o risco né”, afirmou.

Antes, o médico disse que não poderia falar sobre o estado de saúde do médium e que não sabia se o hospital já havia sido notificado ou como funciona o trâmite para que isso ocorra.

A Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) informou, também na manhã desta quarta-feira, que até 7h36 não havia sido notificada oficialmente sobre a decisão do STJ de encaminhar o médium de volta ao presídio.

Habeas corpus negados

O STJ analisou nesta terça dois habeas corpus do médium. Em um deles, a defesa contestava o decreto de prisão preventiva expedido contra João de Deus por posse ilegal de armas. Em operações em endereços ligados a ele foram apreendidos mais de mais de R$ 400 mil, seis armas, pedras preciosas e medicamentos.

Relator do caso, o ministro Néfi Cordeiro havia negado o pedido de liminar (decisão provisória) para substituir a prisão preventiva por domiciliar e o caso foi ao plenário da Sexta Turma nesta terça.

O outro habeas corpus foi apresentado contra o decreto de prisão expedido por crimes sexuais. Neste feito, também relatado por Cordeiro, foi autorizada a transferência do médium para o Instituto de Neurologia de Goiânia, onde está desde março.

Em ambos os habeas corpus, a defesa pedia para substituir a prisão preventiva do réu por prisão domiciliar, o que foi negado.

Andamentos das denúncias

O Ministério Público denunciou o médium dez vezes, e a Justiça já aceitou oito denúncias:
Quatro por crimes sexuais: dois deles já tiveram audiência realizada e os outros dois estão com audiência marcada;
Um por crimes sexuais, corrupção de testemunha e coação: ainda não teve audiência;
Um por crimes sexuais e falsidade ideológica: atualmente está em fase de citação (comunicação ao réu);
Dois por posse ilegal de armas de fogo e munição: um já teve audiência realizada. O TJ não deu detalhes sobre o outro caso.

G1

Ministério Público, Ações Judiciais, Prisão Preventiva, Crimes Sexuais, João de Deus, Goiás

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens