Segunda-Feira 30/06/2025 03:21

Estado garante manutenção da malha viária entre Camapuã e Costa Rica

Estado - Ações Públicas - Obras/ Infraestrutura

Foto: Edemir Rodrigues 

 A malha viária estadual ainda não pavimentada entre os municípios de Água Clara, Figueirão, Paraíso das Águas e Camapuã, região nordeste, está totalmente transitável e com serviços permanentes de manutenção pela Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul). São mais de 450 quilômetros de estradas bem conservadas, facilitando a fluidez da produção de grãos, cana-de-açúcar e algodão e do gado.

A maioria dessas estradas que passa por grandes lavouras e comunidades, se interligando às vias pavimentadas, foi implantada no governo de Reinaldo Azambuja, proporcionando acesso com segurança e sem interrupção. Atualmente, a Agesul executa a implantação de 50 quilômetros da MS-422, dos quais 20 quilômetros concluídos, entre Costa Rica e Pontinha do Coxo (Camapuã). A MS-422 se interliga à MS-436, via pavimentada entre Camapuã e Figueirão.

Trecho da MS-324/B executado pela Agesul: estrada de qualidade garante escoamento da produção

“Até 2015, quando o governador Reinaldo Azambuja assumiu, essas estradas, em sua maioria, eram trieiros (caminhos estreitos), com trechos fora do projeto original e passando dentro de fazendas”, lembra Antônio Divino da Silva, o Toninho, funcionário da residência da Agesul em Costa Rica e responsável pelas obras de manutenção da malha primária. “Os produtores tinham dificuldade de retirar a safra porque o solo é arenoso e na chuva ninguém passava.”

Marcos Rennó, da Agesul: 100% da malha será cascalhada

Parceria dos produtores

Nos últimos três anos, essa malha, integrada por nove estradas, vem recebendo não apenas manutenção da pista, mas compactação de cascalho, que permite uma sobrevida maior em trechos críticos devido a concentração de areia. A MS-223, entre Costa Rica e Figueirão, também foi totalmente cascalhada em seus 60 quilômetros e está sendo preparada para implantação de pavimento asfáltico, com investimentos de R$ 42 milhões na primeira etapa.

Trecho em implantação da MS-422: obra beneficiará os municípios de Água Clara e Camapuã

Meta do Governo do Estado é cascalhar 450 km de estradas na região

O chefe da 14ª Regional da Agesul, em Costa Rica, Marcos Rennó, informou que é determinação da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra) cascalhar a malha não pavimentada em 100%, cujo trabalho está sendo possível com a parceria dos produtores rurais que possuem reservas de cascalho em suas propriedades. “Hoje o intenso tráfego para escoar a safra agrícola, principalmente da cana, é feito sem dificuldades de acesso”, garantiu ele.

Os serviços de manutenção e conservação das estradas da região, com mais de 78% executados, segundo relatório da Agesul, englobam as MS-316, 135, 359, 422, 324/B e 229. A implantação da MS-422 segue o padrão de levantamento do leito em até 80 centímetros, exigindo desmate em suas margens. A Agesul de Costa Rica também executa a recuperação e cascalhamento das MS-441 (Camapuã-Bandeirantes) e MS-338 (Camapuã-Ribas do Rio Pardo).

Portal do MS/PH

Mato Grosso do Sul, Ações Públicas, Obras, Infraestrutura, Camapuã, Costa Rica

Compartilhar faz bem!

Apoio

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas
Voltar ao Topo

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens