Veja como foi o dia de atos a favor de Bolsonaro pelo país
Brasil - Política - Manifestação Popular
Em ao menos 59 cidades, manifestantes defenderam reforma da Previdência e pacote anticrime do ministro Sergio Moro. Houve também críticas a Centrão e STF
Manifestantes a favor do governo Bolsonaro se reúnem nos arredores da Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ) - 26/05/2019 (Globonews/Reprodução)
Apoiadores de Jair Bolsonaro fizeram neste domingo, 26, manifestações em apoio ao presidente e às reformas propostas por seu governo em ao menos 59 cidades do país, espalhadas em dezoito estados e no Distrito Federal. Rio de Janeiro, São Paulo, Belém, Goiânia, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, São Luís, Salvador, Recife, Maceió, Vitória, Fortaleza e Natal são capitais onde formam registrados protestos, além de Brasília. As capitais paulista e fluminense tiveram as maiores concentrações de manifestantes. Os organizadores dos atos informaram que havia convocação para mobilizações em cerca de 250 cidades de dezoito estados.
Na esteira dos primeiros protestos expressivos contra o governo Bolsonaro, que miraram congelamento de despesas na Educação, e do compartilhamento, pelo presidente, de um texto segundo o qual o Brasil é “ingovernável” sem “conchavos”, os motes iniciais das manifestações de hoje eram ataques ao Congresso e ao Supremo Tribunal Federal (STF) – que incluíam a defesa do fechamento das casas do Legislativo e do Judiciário.
Depois de repercussão negativa entre parlamentares e com o temor de um agravamento na crise entre Palácio do Planalto e Legislativo, contudo, aliados de Bolsonaro “atenuaram” a pauta dos protestos, que passou a ser de defesa da reforma da Previdência e do pacote anticrime elaborado pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro. Foram vistas nas ruas críticas ao STF e ao Congresso – principalmente ao Centrão e ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) -, mas bem menos incisivas do que as que pregavam o fechamento deles.
Jair Bolsonaro não participou de nenhuma manifestação, como havia anunciado durante a semana, mas compartilhou vídeos de mobilizações em sua conta no Twitter e destacou as “pautas democráticas” dos manifestantes.
Veja como foram os atos em defesa de Bolsonaro:
17h44 – Nas Ruas se destaca na Paulista
Na ausência do Vem Pra Rua e do Movimento Brasil Livre (MBL), os dois maiores grupos do movimento pró-impeachment de Dilma Rousseff, o Nas Ruas foi o que mais reuniu manifestantes em torno de seu caminhão na Avenida Paulista. O grupo fundado pela hoje deputada Carla Zambelli (PSL-SP) também foi o ponto de encontro dos políticos presentes, a maioria do PSL.
Ao todo, sete caminhões estavam estacionados em pontos da Avenida Paulista. Os discursos mais radicalizados foram feitos no carro de som do grupo Brasil Conservador.
17h42 – Atos no litoral paulista
No litoral de São Paulo, manifestantes ocuparam a Praça da Independência, em Santos, na tarde deste domingo. O ato pró-Bolsonaro reunia 1.000 pessoas às 14h, segundo a Polícia Militar. Na Baixada Santista também houve manifestações no Guarujá e em Praia Grande, mas o público não foi contabilizado pela PM.
(com Estadão Conteúdo)
17h19 – ‘Sabemos quem são os aliados de Bolsonaro’, diz Major Olímpio
Ao discursar no carro de som do movimento Revoltados Online, na Avenida Paulista, o líder do PSL no Senado, Major Olímpio (SP), disse que “hoje nós sabemos quem são os verdadeiros aliados de Bolsonaro”. “Na campanha eleitoral, quando Bolsonaro estava na crista da onda e perto de ser eleito, tinha gente se estapeando para tirar selfie com ele”, disse Olímpio, sem citar nomes.
17h12 – Oscar Maroni na Paulista
Dono do Bahamas, o empresário Oscar Maroni foi à Avenida Paulista e subiu no carro de som do grupo Brasil Conservador. Maroni vinha enviando mensagens de WhatsApp para sua rede de contatos nas quais convidava todos a participarem da manifestação de hoje. “Bolsonaro precisa de nós para mudar este país, chega destes políticos antigos podres e deste STF corporativo e irresponsável com a pátria”, escrevia o empresário.
17h02 – Bolsonaro exalta ‘pautas legítimas e democráticas’ em atos
Depois de publicar imagens de manifestações em Juiz de Fora (MG), Rio de Janeiro e São Luís no Twitter, o presidente Jair Bolsonaro voltou à rede social no fim da tarde para enaltecer as “pautas legítimas e democráticas” nos protestos em defesa de seu governo.
Veja
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,604 |
Euro | 6,388 |
Franco suíço | 6,817 |
Yuan | 0,779 |
Iene | 0,039 |
Peso arg. | 0,005 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito