Terça-Feira 23/04/2024 07:31

Custos aumentam e coloca setor avícola em alerta

Brasil - Agronegócio - Indústria Avícola

Foto: portaldoagronegocio.com.br

Componentes da ração subiram pelo menos 40% desde o início de 2010 e fizeram produtores reajustar preços, o que pode desacelerar as exportações de frango

O aumento dos custos de produção e a valorização do real diante do dólar podem já estar afetando a indústria avícola brasileira, que nota uma desaceleração no ritmo das exportações. Maior produtor e exportador de frango do país, o Paraná também se mostra preocupado com possíveis perdas no mercado externo e já procura alternativas para compensar a desaceleração das exportações registrada no primeiro trimestre do ano em comparação ao mesmo período de 2010.

Em relação ao início do ano passado, o milho e o farelo de soja, principais componentes da ração das aves, estão 70% e 40% mais caros, respectivamente. No mesmo período, o real ficou 7% mais caro em relação à moeda norte-americana. Para compensar o aumento dos custos, os exportadores têm elevado os preços.

O resultado desse movimento foi que, no primeiro trimestre, as exportações brasileiras somaram US$ 1,95 bilhão, 24,3% mais que em 2010. Se por um lado a estratégia segura a margem de lucro, por outro torna o frango brasileiro menos competitivo. “O câmbio abaixo de R$ 1,60 tem comprometido severamente a avicultura”, conta o gerente da divisão de Alimentos e Compras da Cooperativa Lar, Jair Meyer.

As exportações de frango continuam avançando razoavelmente bem. A questão é que o novo ritmo é mais lento que o esperado pelo setor. Em termos de volume, as vendas ao exterior, que haviam crescido 15% no primeiro bimestre em relação ao mesmo período de 2010, avançaram 10% no primeiro trimestre, também sobre igual período do ano passado, atingindo 934 mil toneladas de carne in natura e processada.

No Paraná, onde a avicultura mantém mais de 550 mil empregos diretos e indiretos, as exportações também vêm sentindo os reflexos do aumento do preço do milho e da soja e do real valorizado. No primeiro trimestre, o aumento nas exportações chegou a 13%, com 242 mil toneladas embarcadas, contra 214 mil toneladas no ano anterior. Na comparação com o crescimento do primeiro bimestre, a desaceleração no estado foi mais discreta que a da média brasileira – em janeiro e fevereiro, a alta foi de 15%, com 151 mil toneladas vendidas no exterior.

Soluções

Há quem aponte para saídas drásticas, como reduzir a produção, dispensar trabalhadores e frear os investimentos planejados para médio e curto prazo. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Avicultura (Ubabef), Francisco Turra, apesar de a demanda mundial continuar em alta e os resultados se aproximarem dos observados antes da crise econômica mundial, os volumes embarcados de frango não vêm mantendo o mesmo ritmo registrado no primeiro bimestre, reflexo da perda de competitividade do produto brasileiro, cujos preços já estão próximos dos cobrados por americanos e dos europeus.

Para Meyer, da Cooperativa Lar, caso o quadro se mantenha, o Paraná poderá seguir a tendência nacional de desaceleração. O primeiro passo será diminuir a produção. “Com as commodities em alta, a mão de obra pressionada e o dólar em baixa, quando o avicultor brasileiro faz a conversão da sua venda para o real, apesar de os preços internacionais estarem bons, vê que a receita é menor que a esperada. Para tudo há um limite, e quando ele começa a se aproximar é natural que se crie uma certa expectativa”, explica.

Os mercados consumidores internacionais, observa, estão atentos ao encarecimento da proteína animal, em especial a avícola. “Se essa situação não melhorar, certamente vamos perder mercado e toda a cadeia será prejudicada. Os criadores estão começando a rever o volume de abate porque sabem que não adianta reverter a produção para o mercado interno, que também está no limite”, comenta Meyer.

 

Gazeta do Povo-PR

aumento, custos de produção, valorização do real, afetam indústria avícola brasileira

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens