Domingo 06/07/2025 14:10

ONG relata a segunda morte em protestos na Venezuela

Mundo - Geral - Protestos/ Reivindicação

Segunda vítima é mulher que foi baleada na cabeça, informa o Observatório Venezuelano de Conflito Social (OVCS). País enfrenta onda de protestos pró e contra Maduro.

Protesto de 1º de Maio contra o governo Maduro em Caracas, na Venezuela — Foto: REUTERS/Manaure Quintero

Uma mulher identificada como Jurubith Rausseo García morreu nesta quarta-feira (1) durante os protestos na Venezuela, segundo informações da ONG Observatório Venezuelano de Conflito Social (OVCS).

Esta é a segunda morte da nova onda de manifestações contra o regime de Nicolás Maduro, iniciada na terça-feira (30) após o presidente autoproclamado Juan Guaidó declarar ter apoio de militares e convocar o povo às ruas em tentativa de derrubar o governo.

"Condenamos o assassinato da jovem Jurubith Rausseo García (27) por impacto de uma bala na cabeça durante uma manifestação em Altamira (Caracas)", disse a ONG, em sua conta no Twitter.

ENTENDA A CRISE NA VENEZUELA

Morte em protestos da terça-feira

Na terça (30), Samuel Enrique Méndez, de 24 anos, morreu durante os protestos que ocorreram no estado de Aragua (centro) após a tentativa do líder da oposição, Juan Guaidó, de liderar um levante militar.

Segundo informações de sindicatos e agentes de saúde, mais de 50 pessoas ficaram feridas somente em Caracas durante as manifestações de quarta-feira. O número de feridos em todo o país desde terça-feira passaria dos 100.

O sindicato dos trabalhadores da imprensa informou que uma dezena de jornalistas também ficou lesionada durante a cobertura dos protestos.

Já são "55 o número de manifestantes assassinados" em ações contra o governo de Maduro este ano, segundo a OVCS.

Troca de acusações

Nicolás Maduro acusou na quarta-feira (1º) a oposição liderada por Juan Guaidó de querer iniciar uma guerra civil na Venezuela. Em discurso, o chavista ainda insinuou que os Estados Unidos poderiam ordenar invasão militar caso a tensão interna escalasse para um conflito armado.

"Se tivéssemos mandado tanques para os enfrentar, o que teria acontecido? Um massacre entre venezuelanos", afirmou Maduro.

Enquanto Maduro discursava, Guaidó usou as redes sociais para responder ao chavista. "O regime covarde trata de demonstrar com repressão focalizada um controle que já não tem", acusou o oposicionista, que pediu mais protestos "todos os dias" em discurso no início da tarde.

Guaidó ainda reforçou o pedido às Forças Armadas para que o apoiem:

"Família militar: vejam o imenso respaldo das suas ações por parte do povo da Venezuela e da comunidade internacional", escreveu.

Essa foi a segunda aparição pública de Maduro desde a escalada das tensões políticas na Venezuela após Guaidó convocar protestos ao afirmar que detinha apoio militar. Houve confrontos entre manifestantes e policiais nos dois dias.

Opções estão na mesa, diz secretário norte-americano

Os EUA tinham planejado exaustivamente e tinham planos de contingência para diferentes cenários sobre a Venezuela, segundo o ministro interino da Defesa norte-americano, Patrick Shanahan.

"O governo [dos EUA] inteiro trabalha nisso, e quando as pessoas dizem que todas as opções estão na mesa, é porque elas literalmente estão."

A prioridade, segundo ele, é fazer pressão diplomática e econômica.

Outro dirigente norte-americano, o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, afirmou a uma rede de TV que "a ação militar é possível".

"Se é o que for preciso, será o que os EUA farão", segundo ele.

Para o Brasil, a opção é a não-intervenção, segundo o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.

"O Brasil tem posição de prudência. Presidente Bolsonaro tem tido posição absolutamente de prudência. Brasil acompanha, acolhe monitoramentos venezuelanos e ponto. Não é da história brasileira, da tradição brasileira a intervenção em outros países. E isso está completamente afastado do nosso horizonte", ele afirmou, em entrevista à GloboNews.

A justiça norte-americana negou, na quarta (1) um recurso judicial de Nicolás Maduro, que pretendia impedir Juan Guaidó de representar a Venezuela em tribunais dos EUA.

Os Estados Unidos e mais de 50 outros países reconhecem Guaidó como presidente interino da Venezuela.

Casa de opositor invadida

A casa do opositor venezuelano Leopoldo López foi invadida e roubada nesta quarta-feira (1º) por vários homens. Testemunhas identificaram os invasores como agentes do Serviço Bolivariano de Inteligência Nacional (Sebin), órgão ligado ao chavismo.

"Foi o Sebin, o Sebin mau, porque há agentes patriotas que querem a liberdade da Venezuela", disse em entrevista Lilian Tintori, mulher de Lopez, pouco depois de entrar no imóvel.

Lilian e López estão na residência do embaixador da Espanha em Caracas, Jesús Silva Fernández, como hóspedes. Segundo o governo do país, eles não pediram asilo político.

López, que cumpria 14 anos de prisão em regime domiciliar, foi libertado na madrugada de terça-feira (30) por um grupo de militares e funcionários do Sebin que tinham se unido a Juan Guaidó.

G1

ONG, Geral, Protestos, Reivindicação, Venezuela, Segunda morte em protestos

Compartilhar faz bem!

Apoio

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas
Voltar ao Topo

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens