Sábado 15/11/2025 04:04

Nelore puxa o carro de boi da pecuária sul-mato-grossense: mais de 85% do rebanho, estima entidade

Estado - Pecuária - Economia

Foto: Armindo Kchel/Embrapa Agropecuária Oeste

O nelore é a raça a que puxa o carro de boi da pecuária em Mato Grosso do Sul. De um rebanho bovino de aproximadamente 21,4 milhões de animais, o quarto maior do Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 85% dos animais - a exemplo do que ocorre no país, são da raça, conforme estimativa da Associação Sul-Mato-Grossense dos Criadores de Nelore (Nelore MS).

O presidente da Nelore MS e diretor da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), Antonio Celso Chaves Gaiotto, aponta que esse predomínio da raça no estado e no país se deve principalmente as características destes animais como: rusticidade, precocidade, fertilidade e adaptabilidade. “O nelore, devido as suas características, praticamente ajudou a desbravar o território nacional”, comentou.

Antonio Celso ressaltou ainda que outra característica importante da raça é a sua funcionalidade, o que permite a terminação dos animais, com bom resultado de marmoreio na carne, somente a pasto, enquanto que outras raças demandam a utilização de suplementação no cocho ou confinamento.

O presidente da Nelore MS destacou ainda que além destas características, a raça ainda produz carne de qualidade. “A ACNB firmou uma parceria com a JBS, maior indústria de abates do país, no programa de Qualidade Nelore Natural. Em sua primeira etapa, em Campo Grande, em março foi abatido um lote de mil animais. A carne apresentou uma qualidade altíssima, para atender, por exemplo, mercados por carnes gourmet”.

Apontando que a qualidade genética do rebanho nelore do Brasil já é superior a da Índia, de onde é originaria a raça, ele aposta que a melhoria genética do rebanhos vai levar a produção de animais ainda mais precoces, com maior peso e carne com uma qualidade superior, com um preço compatível.

Atualmente segundo Antonio Celso, no estado o nelore vai para o abate com um peso entre 19 e 21 arrobas e em um prazo de 28 a 32 meses.

Além do nelore, pelo menos outras 13 raças de bovinos são criadas em Mato Grosso do Sul, conforme o consultor técnico do Sistema Famasul, Horácio Tinoco. Para a produção de carne: brangus, canchim, senepol, aberdeen angus, red angus, limosin, simental e caracu. Para leite: girolando, gir, holandesa, pardo-suiço e jersey.

Dia do Boi

Nesta quarta-feira (24) foi comemorado no país o Dia do Boi. A data foi criada para valorizar a pecuária nacional. Em Mato Grosso do Sul a atividade tem um papel de destaque. Além do quarto maior rebanho nacional, o estado é o segundo em abates, com cerca de 3,2 milhões de cabeças ao ano, de acordo com o IBGE.

O Valor Bruto de Produção (VBP) - indicador calculado com base nos volumes de produção e preços médios da pecuária, é o segundo maior do agro do estado, devendo atingir em 2019, R$ 7,882 bilhões.

Um dos principais produtos da atividade, a carne bovina, desossada e congelada, foi no primeiro trimestre deste ano, o terceiro no ranking de exportações sul-mato-grossense com receita de US$ 95,872 milhões.

G1/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens