Domingo 16/06/2024 11:02

Fecomércio e ACICG apoiam tributação estadual de compra on-line

Estado - Impostos - Tributação Compra Online

Imagem: Divulgação

Dirigentes de duas das principais entidades representativas do comércio varejista estadual – Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACIG) e Federação Comércio de Mato Grosso do Sul (Fecomércio) – apoiam a decisão do governo de Mato Grosso do Sul de se unir a outros 17 estados e tributar as compras on-line com a alíquota interna de ICMS.

A partir de 1º de maio as mercadorias adquiridas fora do Estado pela internet serão taxadas em 10% quando passarem pelo primeiro posto fiscal em território sul-mato-grossense, mesmo tratamento já dado ao comércio tradicional, quando a compra foi feita por meio presencial.

“Esta medida é necessária para restabelecer o equilíbrio pela disputa de mercado entre as empresas de outros estados que vendem pela internet e os comerciantes estabelecidos em Mato Grosso do Sul, que além de arcar com a carga tributária e encargos trabalhistas, gastar com aluguel, energia, e água, são responsáveis por milhares de empregos”, argumenta o presidente da Fecomércio, Edison Araújo, que calcula em 25% o avanço do e-commerce sobre as vendas do comércio tradicional.

“Em nossas últimas pesquisas sazonais sobre intenção de compras, 10% a 15% dos consumidores manifestam intenção de comprar pela internet”, revela.

O dirigente da Federação diz que o crescimento do comércio virtual exige uma mudança na legislação tributária porque, mantida a regra atual, só os estados desenvolvidos, onde estão instaladas as empresas que atuam neste segmento, se beneficiam desta movimentação econômica que só em 2011 chegou a R$ 13,6 bilhões.

“Não é justo que apenas os estados mais desenvolvidos, com maior parque industrial - São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais - fiquem com toda a arrecadação de ICMS. Mato Grosso do Sul depende da receita com o ICMS gerada pelo movimento comercial para garantir os investimentos em serviços e obras públicos”, afirma Edison.

O assessor econômico da Fecomércio, Thales de Souza, acredita que a tributação das compras interestaduais feitas diretamente ao consumidor permitirá inclusive que mais empresas locais também entrem neste mercado. ”As que já aderiram ao e-commerce também sofrem a concorrência desleal das empresas pontocom de outros estados porque a exemplo do comércio tradicional, também são tributadas internamente”, explica.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande, Luiz Fernando Buainain, embora reconheça que a alternativa da venda via web seja uma realidade que veio com tendência de ganhar ainda mais mercado, afirma que a cobrança do diferencial de alíquota do ICMS dará maior competitividade ao comercio tradicional. “Por conta da diferença da carga tributária, o fato destas empresas pontocom terem maior poder de barganha com os fornecedores por terem um universo de consumo muito maior, elas podem vender o mesmo produto por um preço até 25% menor”.

Para se ter uma idéia do poder de venda do comércio eletrônico no país, desde 2007 as transações no e-commerce têm registrado crescimento médio de 30% ao ano. As categorias de produtos mais populares entre os ‘e-consumidores’ foram eletrodomésticos, com 14% de todas as vendas realizadas neste período, seguido por informática, 13%, Saúde, Beleza e Medicamentos 11%, livros e assinaturas de revistas e jornais 8%, e eletrônicos, com 7,8% do total vendido.

 

Notícias MS

MS, Tributa compras on-line, alíquota interna de ICMS, valor de 10%

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,288
Euro 5,754
Franco suíço 5,940
Yuan 0,730
Iene 0,034
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens