Domingo 16/06/2024 06:35

Dilma fica irritada e preocupada com atrasos das obras para Copa

Brasil - Ações Públicas - COPA 2014

Atraso no início da construção do estádio em São Paulo contrariou presidente, que também cobrou antecipação das reformas de ampliação dos aeroportos para 2013 e não mais 2014

Foto:veja.abril.com.br

A presidenta Dilma Rousseff está “muito preocupada” e ficou bastante irritada ao constatar que nenhuma providência efetiva foi tomada em relação à construção do estádio que deverá sediar, em São Paulo, a abertura da Copa do Mundo de 2014.

Dilma ficou inconformada porque, diferentemente do que haviam lhe prometido o prefeito Gilberto Kassab e o governador Geraldo Alckmin, as obras não começariam mais em abril.

Dilma também ficou bastante contrariada com a constatação de que nada do que ela pediu que fosse providenciado e apressado em relação aos aeroportos foi executado.

Nessa segunda-feira, 25, a presidenta participou de duas reuniões no Planalto para tratar destes temas.

Em relação aos aeroportos, Dilma convocou nova reunião para sexta-feira, 29. Mas, desde já, anunciou que quer a antecipação de todas as obras de ampliação e remodelação deles para 2013 e não mais 2014, como estava previsto.

Em relação à Copa, a presidente quer se reunir com prefeitos e governadores das cidades-sede no final de maio.

Foi tensa e longa a reunião realizada na tarde e noite de ontem para fazer um balanço da situação dos aeroportos.

Dilma exigiu detalhamento da situação de cada aeroporto, mas acabou se concentrando mais na discussão de Brasília, Guarulhos e Campinas, tentando saber como apressar a ampliação deles.

Ouviu que os atrasos se deviam desde problemas com licenciamento ambiental, passando por falta de empresas que queiram participar de licitações para as obras, já que as grandes construtoras estão interessadas nas obras decorrentes de privatização dos aeroportos, além da total mudança de projeto de Brasília, que teve a sua primeira fase construída no ultrapassado modelo de satélite.

No encontro de sexta-feira, serão detalhados os demais aeroportos.

Um dos estudos que chegou às mãos da presidenta Dilma aponta que, mesmo com a realização de obras previstas pela Infraero - empresa responsável pela administração dos principais aeroportos do país, aeroportos como Brasília, Confins (Belo Horizonte) e Curitiba estarão saturados em 2014.

Já os terminais de Fortaleza, Salvador e Guarulhos, mesmo com a realização de obras, estarão no limite de sua capacidade de operação quando chegar o momento de realização da Copa.

Mas a presidente sabe que correrá o risco de chegar lá, com eles também já saturados se novas providências não forem tomadas porque a demanda nos aeroportos têm crescido a níveis muito acima da economia.

Só em março, o crescimento do transporte aéreo doméstico foi da ordem de 25,48%, em comparação com o mesmo mês do ano passado.

Portanto, não só por causa da Copa e Olimpíadas mas também para atender à crescente movimentação de passageiros no País, a presidente Dilma quer apressar as obras dos aeroportos. Tem lhe desagradado bastante assistir todos os dias na TV e ler nos jornais reportagens retratando o dia a dia caótico em vários aeroportos, com problemas de infraestrutura em diferentes áreas.

A presidente quer que as melhorias venham logo para que essa demanda reprimida seja atendida, para tentar evitar que os problemas já se agravem muito antes da Copa e a imagem do Brasil seja abalada por isso.

Estádios

Na primeira reunião com a presidenta Dilma, que tratou de aeroportos, estavam presentes representantes dos ministérios ligados à área de infraestrutura, o novo ministro-chefe da secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt e a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, além de Luciano Coutinho, do BNDES, dentre outros.

Na segunda reunião, que tratou mais especificamente da questão dos estádios, estavam presentes os ministros dos Esportes, Orlando Silva, do Turismo, Pedro Novais e das Cidades, Mário Negromonte. O ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, estava nas duas.

Dilma considerou satisfatórias as informações recebidas em relação ao cronograma dos demais estádios do país.

Reclamou, muito, no entanto, de São Paulo.

O atraso da construção do estádio na cidade que deverá sediar a abertura da Copa se deve ao fato de que o Corinthians, que conduz o projeto, pretendia construir um estádio com uma capacidade inferior à exigida pela Fifa para abertura do mundial (65 mil lugares), sob a alegação de que não teria os recursos necessários para uma obra maior.

O Corinthians passou várias semanas negociando para conseguir a verba, atrasando o início das obras.

Tânia Monteiro/O Estado de S. Paulo/DF

Copa 2014, obras, atrasos, aeroportos, Dilma, cronograma, infraestrutura

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,288
Euro 5,754
Franco suíço 5,940
Yuan 0,730
Iene 0,034
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens