Vestibular 2020: Unicamp abre prazo para pedidos de isenção nesta segunda-feira; veja regras
Brasil - Educação - Isenção na Taxa do Vestibular
Período para solicitações fica disponível até 6 de maio. Benefício pode ser solicitado por candidatos de todo Brasil e universidade alterou a forma de envio de documentos.
Estudantes na 2ª fase do vestibular 2019 da Unicamp, em Campinas — Foto: Antoninho Perri / Unicamp
A Unicamp abre na manhã desta segunda-feira (15) o prazo para pedidos de isenção na taxa do vestibular 2020 - modalidade tradicional e processo seletivo onde é considerada a nota obtida pelo candidato no Enem realizado ano passado ou em 2018. Ele deve ser feito exclusivamente pela página da comissão organizadora do exame (Comvest) até 6 de maio. Veja abaixo as regras.
Segundo a universidade, nesta edição são oferecidas 6.680 isenções na modalidade 1; 100 na modalidade 2; e há número ilimitado na modalidade 3: Em 2019, o valor integral da taxa foi R$ 170.
Modalidades
Candidatos provenientes de famílias de baixa renda (até 1,5 salário mínimo bruto mensal por morador do domicílio);
Funcionários da Unicamp/Funcamp;
Estudantes que se candidatarem aos cursos de Licenciatura em período noturno (ciências biológicas, física, letras, licenciatura integrada química/física, matemática e pedagogia);
Pré-requisitos
Ter cursado o ensino médio integralmente na rede pública (não se aplica à modalidade 3);
Ter concluído ou concluir em 2019 o ensino médio;
Número de benefícios
Benefício ampliado
A Unicamp decidiu, nesta edição, ampliar a possibilidade de solicitação: deixa de ser restrita aos residentes em São Paulo e fica disponível aos interessados em todos os estados brasileiros.
Outra novidade confirmada pela universidade é que, a partir do vestibular 2020, a documentação comprobatória (descrita no edital) deve ser anexada no próprio formulário, e não precisa mais ser enviada pelos Correios. Em 2019, a universidade teve 8,9 mil pedidos e 7,6 mil foram aceitos.
Calendário
A universidade destacou que a lista de contemplados será divulgada em 24 de julho, e a previsão é de que, a partir deste dia, os beneficiários comecem a receber um comunicado, exclusivamente via correio eletrônico, sobre a isenção na taxa.
No texto, a Unicamp destacou também que os candidatos que tiverem direito ao benefício não são automaticamente inscritos nos processos seletivos. "É preciso, posteriormente, fazer as respectivas inscrições, utilizando o código de isento fornecido pela Comvest", diz texto.
O calendário com datas de inscrição e provas do vestibular (tradicional) será divulgado até o fim de abril; enquanto as inscrições da modalidade via Enem serão realizadas em novembro.
No ano passado, a Unicamp contabilizou 76,3 mil inscritos na disputa por 2.589 oportunidades; e outros 17,9 mil candidatos em busca das 645 vagas oferecidas pelo processo via Enem.
G1
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão