Terça-Feira 11/11/2025 11:49

Mato Grosso do Sul terá Plano Estadual de Agroecologia

Estado - Geral - Produção Orgânica e de Extrativismo Sustentável

Foto: Google Imagens

Profissionais de várias instituições públicas que constituem um grupo de trabalho responsável pela elaboração do Plano Estadual de Agroecologia, Produção Orgânica e de Extrativismo Sustentável de Mato Grosso do Sul (Pleapo), estiveram reunidos nos dias 2 e 3 de abril, em Campo Grande, para dar início aos trabalhos.

O plano é uma demanda da Lei Nº 5279, de 6/12/2018, que instituiu a Política Estadual de Agroecologia, Produção Orgânica e de Extrativismo Sustentável Orgânico (PEAPO). O Artigo 7º, dessa Lei, estabelece que deve considerar: ações direcionadas para produtores agroecológicos e orgânicos consolidados; ações direcionadas para os produtores em transição agroecológica e sistemas orgânicos; ações para as organizações sociais, cooperação, associação, economia solidária e sociedade civil; ações para incentivos ao consumo, acesso a mercados e comercialização; ações de pesquisa, educação (em todos os níveis), capacitação, assistência técnica e extensão rural; ações de fomento ao incremento da produção, processamento, insumos, tecnologias, crédito e incentivos econômicos; instâncias de gestão, parcerias, participação, controle e protagonismo social; além de diagnóstico da realidade e metas de conversão produtiva.

O Pleapo deverá constar no Plano Plurianual (PPA) do Estado de Mato Grosso do Sul, sendo assim, o grupo de trabalho tem um prazo de 90 dias para concluir o PLEAPO. Foram planejados quatro encontros presenciais na capital para que o grupo possa avançar na elaboração desse documento. As atividades do grupo estão sendo coordenados pela gestora de Desenvolvimento Rural, da Coordenadoria de Agricultura Familiar da Semagro, Francimar Perez Matheus da Silva. Ela explica que o PLEAPO será composto por quatro eixos principais: Produção, redes de comercialização e organizações sociais, além de conhecimento e formação. 

O Grupo de Trabalho Interinstitucional é composto por representantes de nove instituições: Agraer, Embrapa, UFGD, UEMS, Famasul/Senar e Sebrae, além de três representantes da Comissão Estadual da Produção Orgânica no Mato Grosso do Sul - CPOrg/MS, representados pela Fiocruz, Ministério da Agricultura/SFA e um membro da sociedade civil, o agricultor Vandelei Azambuja, que também é representante da Organo Coop (Cooperativa de Produtos Orgânicos de Campo Grande). 

Francimar explica que desde 2016, o Governo Estadual vem trabalhando para viabilizar políticas públicas em prol do segmento agroecológico. “Acreditamos que esse é um passo final rumo a concretização da etapa de planejamento. Esperamos que já no início de 2020, seja possível dar início a etapa de execução do PLEAPO”, disse. Ela ressalta ainda a importância de fortalecer esse segmento produtivo dado o aumento da demanda do mercado consumidor em todo o mundo, bem como no Brasil e acrescenta “e o Mato Grosso do Sul acompanha essa tendência”, finaliza.

O pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Ivo de Sá Motta, participou da reunião. Segundo ele, a elaboração do PLEAPO é um processo desafiador e que exige muita responsabilidade dos participantes e completa que “a expectativa é que os resultados desse plano contribuam com melhorias da capacidade produtiva dos produtores de alimentos orgânicos”.

O primeiro encontro do profissionais estaduais aconteceu na Semagro, em Campo Grande, na quarta-feira, 27 de março, quando foi definido o método de elaboração do PLEAPO e a composição do Grupo de Trabalho.

Dourados News/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens