Bioenergia: MS apontou a maior expansão agroindustrial do segmento nos últimos dois anos
Brasil - Agronegócio - Retomada dos Investimentos
Foto: riosvivos.org.br
(Detalhe: Unidade Industrial da usina Santa Luzia em Nova Alvorada do Sul-MS)
A retomada de investimentos nas áreas agrícola e industrial do setor de bioenergia e o planejamento de políticas públicas de médio e longo prazo foram os temas mais recorrentes durante a cerimônia de abertura da safra nacional de cana-de-açúcar 2011/2012. O evento aconteceu nesta quinta-feira (14/04), na sede da Usina Santa Luzia, unidade da ETH Bioenergia/Odebrecht, localizada em Nova Alvorada do Sul, MS. A expectativa é que esta safra seja pelo menos 2,5% maior que a anterior, chegando a 568,5 milhões de toneladas de cana colhidas. No ciclo 2010/2011, a safra totalizou 556,7 milhões de toneladas.
A escolha de Mato Grosso do Sul e, particularmente, da Usina Santa Luzia para o lançamento oficial da safra estão diretamente ligados ao momento vivido pelo setor. O estado apontou a maior expansão agroindustrial do segmento nos últimos dois anos, com 500 mil hectares de canaviais e o processamento de 33,53 milhões de toneladas de cana, e a Santa Luzia é um dos únicos greenfields em atividade no país que produzem exclusivamente etanol. "Não vamos deixar de produzir etanol por causa dos bons preços do açúcar no mercado externo", enfatizou José Carlos Grubisich, presidente da ETH Bioenergia.
A meta da ETH Bioenergia é produzir pelo menos 3 bilhões de etanol até 2012. "Se quisermos atingir nossos objetivos – manter o mercado interno abastecido e iniciar a internacionalização do etanol – temos que chegar a esta produção", afirmou.
Incentivar investimentos
Atender o crescimento da demanda de etanol, estimada em 50 bilhões de litros em 2015, vai exigir do setor de bioenergia pelo menos mais 100 novas usinas em atividade, ou 250 milhões de toneladas de cana a mais por safra, segundo Marcos Jank, presidente da União das Indústrias de Cana-de-Açúcar (Unica). Ele afirma que, para isto, será preciso traçar políticas claras de médio e longo prazo para que os empresários voltem a investir no setor sucroenergético, nos mesmos parâmetros registrados entre os anos de 2006 e 2008, anteriores à crise econômica mundial.
"Se quisermos atender o mercado mundial, e nós queremos, temos que elaborar políticas públicas para retomar o crescimento”, disse Jank. Na safra 2008/2009, a região Centro-Sul recebeu 30 novas unidades industriais, enquanto na safra passada foram apenas cinco novas plantas. "O cenário de hoje (preços altos do etanol e falta de investimentos) é efeito direto da crise de 2008, das chuvas de 2009 e da seca de 2010.
Não estamos desabastecidos, mas o crescimento é uma necessidade urgente para que o etanol continue competitivo", afirmou. O executivo ainda classificou o momento atual de "problema bom" para o segmento. "É uma oportunidade que o setor tem de se acomodar no mercado e consolidar seu espaço".
Marcos Jank evitou polemizar temas como uma possível intervenção do governo no setor e defendeu a redução das taxas. "Se isso acontecer, vai ser uma regulação saudável, desde que o governo faça sua parte e reduza os impostos aos menores níveis possíveis para o etanol, que na maior parte do país tem o ICMS semelhante ao da gasolina, mas estamos falando de regulação e não restrições às exportações ou taxação do açúcar".
O executivo afirma que o ICMS sobre o combustível verde deveria ser em torno de 12% em todo o Brasil, a exemplo do que já ocorre em São Paulo. André Puccinelli, governador de Mato Grosso do Sul, foi mais agressivo e criticou o que chamou de inquisição ao setor de bioenergia. "O governo quer punir o setor como fizeram no passado com o ProAlcool. É uma inquisição. Deveria apoiar o segmento e elaborar políticas públicas de desenvolvimento", destacou o político.
Globo Rural / MShoje.com
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,657 |
Euro | 6,346 |
Franco suíço | 6,777 |
Yuan | 0,782 |
Iene | 0,039 |
Peso arg. | 0,005 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito