Domingo 26/10/2025 20:15

A cada semana, uma mulher é assassinada em Mato Grosso do Sul

Estado - Geral - Feminicídio

Foto: Reprodução

A cada semana, uma mulher é assassinada em todo o Estado. Cenário esse que preocupa mulheres e autoridades, uma vez que o número só cresce com o passar dos dias. Em 2018, os crimes desse tipo  deixaram 32 vítimas de acordo com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). O crime de Feminicídio nada mais é que o assassinato de mulheres em contextos marcados pela desigualdade de gênero. No Brasil, é também um crime hediondo.

De janeiro até hoje (3) de abril, já foram contabilizados 14 assassinatos envolvendo mulheres, sendo em sua maioria, vítimas de atuais ou ex- companheiros. Esse número aumentou 55%, uma vez que os casos registrados no mesmo período do ano passado eram 9, todos em âmbito estadual.  

CASOS

Jheniffer Cáceres de Oliveira, de apenas 17 anos, foi morta  na madrugada do dia 30 de março, em Sidrolândia. O suspeito do crime é o ex-namorado da vítima Paulo Eduardo dos Santos, de 18 anos, que após o crime  teria dormido ao lado do corpo de Jheniffer e ao amanhecer, saiu de casa e foi para um compromisso em uma Auto Escola. Ele foi preso no dia seguinte e indiciado por feminicídio e ocultação de cadáver.

Neuricleia Martins das Silva, 41 anos, foi morta no dia 31 de março em Chapadão do Sul. Ela foi espancada e asfixiada até a morte. O autor do crime, não foi identificado pela polícia, mas após matar a vítima se entregou à polícia. Familiares disseram que o homem era violento e que sempre o casal discutia, motivo pelo qual pediam com frequência para que ela se separasse.

Nádia Sol Neves Rondon, 38 anos foi morta com 30 facadas conforme constatou a perícia da Polícia Civil de Corumbá. Quando retornou para casa, na alameda Adelina, bairro Universitário, foi atacada pelo ex-companheiro, Edevaldo Costa Leite, de 31 anos, que não aceitava o fim do relacionamento.

Nesta quarta-feira (3), Nilce Elias da Rocha Bento, de 56 anos, foi morta à facadas dentro de casa no município de Naviraí. No local, as polícias Civil e Militar encontraram uma espingarda adaptada para munições calibre 36 e 22. O suspeito, Aderval Bento, também conhecido como Bugão, está foragido.  O caso será investigado pela Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM).

EM BUSCA DO AUMENTO DA PENA
Os crimes contra a mulher por razões da condição de sexo feminino se dão de doze a trinta anos de reclusão. Por fazer parte da comissão Externa da Violência Contra a Mulher na Câmara dos Deputados, a Deputada Rose Modesto(PSDB) defende o aumento da pena para crimes contra a mulher e tinha como objetivo se reunir com o ministro da Justiça Sérgio Moro para tratar de possíveis brechas que que a lei possa ter em relação ao crime. Em evento no mês passado, ela buscou assinaturas para abaixo assinado, em favor de adendo para aumento da pena.

FRENTE EM DEFESA DA MULHER
Foi instalada na última quinta-feira (21), na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Mulher.

A coordenadora do grupo, deputada Celina Leão (PP-DF) disse que a ideia é discutir não apenas mudanças nas leis para promover a defesa dos direitos da mulher, como averiguar a efetividade delas. 

Durante o lançamento da frente parlamentar, dados apontaram que no Brasil, uma mulher é morta a cada duas horas vítima de violência. Os números são do Monitor da Violência, um estudo do site G1 em parceria com o núcleo de estudos da violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Correio do Estado/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens