Sexta-Feira 11/07/2025 15:47

Artesanatos feitos em presídio são comercializados na Exporã

Geral - Artesanato de Presídios

Foto: Divulgação 

A arte aliada à dignidade do trabalho como um meio de atingir a tão sonhada reinserção social de detentos. Com essa proposta, artesanatos confeccionados na Unidade Penal “Ricardo Brandão” estão expostos para comercialização na 45ª Exporã, que acontece até domingo (24.3), no Parque de Exposições “Alcindo Pereira”, em Ponta Porã. A iniciativa é uma parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e a Fundação Municipal de Esporte e Cultura (Funcesp).

A exposição das peças faz parte do projeto “Dignizar”, que visa demonstrar à comunidade da região trabalhos desenvolvidos por internos nas oficinas dentro do presídio masculino de regime fechado da cidade.  A ação tem como foco a ressocialização do custodiado, por meio da sua valorização, educação e formação profissional, além da ocupação laboral.

Servidores penitenciário são voluntários na ação.

De acordo com o diretor da unidade penal, Carlos Eduardo Lhopi Jardim, essa é a primeira vez que os produtos são apresentados ao público em geral e a experiência servirá como um projeto piloto para que os artesanatos também sejam expostos em outras feiras. “A ideia é que seja um trabalho permanente de exposição, que possa envolver outros eventos e espaços da cidade”, explica. ”Assim, além de dar visibilidade ao trabalho, as peças poderão ser comercializadas, garantindo retorno financeiro aos artesãos. É importante que sociedade conheça e, se possível, adquira estes artesanatos”, complementa.

 

O estande está localizado no primeiro pavilhão, próximo ao parque de diversões, sob a responsabilidade de servidores penitenciários voluntários. “É resultado de todo um trabalho em equipe, desde o agente de segurança que cuida para que as oficinas laborais aconteçam à equipe de serviço psicossocial e do administrativo, estão todos os envolvidos”, agradece o dirigente, citando que até a arte e o nome do projeto foram desenvolvidos por um enfermeiro que presta serviço na unidade.

O artesanato é uma das várias frentes de trabalho desenvolvidas, que contribuem para a disciplina dos internos, ao mesmo tempo em que possibilita novas perspectivas para quando estiverem em liberdade, reduzindo os índices de reincidência criminal e refletindo em benefícios para toda a sociedade. Atualmente, são 14 oficinas, entre olaria, marcenaria, fábrica de vassouras, costura, etc, que oferecem ocupação laboral a 168 reeducandos.

“Nosso foco é possibilitar ocupação produtiva aos nossos custodiados, como exemplo disso, são os internos que estão trabalhando na reestruturação da fachada da nossa unidade, atuaram na construção de novas celas, também trabalham na reforma da delegacia e está programado para realizarem obras no batalhão da Polícia Militar da cidade”, informa Jardim. “O presídio não é um local para apenas cumprimento de pena de restrição da liberdade, é também um espaço em que trabalhamos a transformação dessas pessoas, e, com isso, interrompemos esse ciclo da violência e do crime”.

Ao todo, 106 peças, como esculturas, móveis em madeira e artesanato em crochê, estão sendo expostos para venda no stand do estabelecimento prisional, fruto do trabalho de 33 reeducandos envolvidos no projeto Dignizar.

Para o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, a  realização do projeto “Dignizar” e a participação na Exporã e demonstram a “responsabilidade e o amor ao trabalho exercido pela direção e equipe de agentes penitenciários da UPRB”.

Portal do MS/PH

Ponta Porã/MS, Evento, Exporã, Artesanato, Presidiários, Agepen

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,419
Euro 6,383
Franco suíço 6,823
Yuan 0,756
Iene 0,038
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens