Número de pedidos de patentes por microempresas cresceu 44% em 4 anos
Brasil - Empreendedorismo - Lei da Inovação
O número de pedidos de microempresas no Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Intelectual) aumentou 44% entre 2006 e 2010.
Foto:facadiferente.sebrae.com.br
De acordo com os dados divulgados pela Agência Sebrae, os pedidos passaram de 199 para 288.
A coordenadora-geral da Ação Regional do instituto, Rita Pinheiro Machado, explica que a queda nas tarifas contribuem para este resultado. O Inpi prevê descontos de até 60% nas tarifas para micro e pequenas empresas e permite o depósito da patente pela internet, o que facilita o processo.
“Desde 2005, o Inpi trabalha para facilitar o acesso ao sistema. Também realizamos capacitações em parceria com instituições como Sebrae, Instituto Euvaldo Lodi e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial”, diz.
Incentivo à inovação
Já a analista técnica de Acesso à Inovação e Tecnologia do Sebrae, Hulda Giesbrecht, acrescenta que o número de patentes também pode ser explicado pelas políticas e pelos instrumentos implementados pelo governo e pelo setor privado, que incentivam a inovação.
Ela cita a Lei da Inovação e a parceria do Sebrae com a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), que apoia os projetos por meio de Chamadas Públicas e Encomendas direcionadas às micro e pequenas empresas.
“As chamadas representam mecanismo de estímulo ao desenvolvimento de novos produtos e processos que contribuem para o aumento do pedido de patentes no Inpi”, declara.
Patentes em 2010
Em relação ao número total de patentes registradas no ano passado, o Inpi estima 30 mil, considerando todos os grupos que fazem depósitos de patente (micro e pequena empresa, instituições de ensino e pesquisa, pessoas física e jurídica, sociedades e associações sem fins lucrativos, cooperativas, órgãos públicos e empreendedores individuais).
Karla Santana Mamona|Infomoney|DF
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,657 |
Euro | 6,346 |
Franco suíço | 6,777 |
Yuan | 0,782 |
Iene | 0,039 |
Peso arg. | 0,005 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito