Segunda-Feira 23/06/2025 07:33

Ex-PMs de UPP participaram de ação que deixou mortos no Fallet há 1 mês, segundo relatos à OAB-RJ

Brasil - Ações Policiais - Investigação

Comissão de Direitos Humanos da OAB no Rio organiza dossiê sobre o caso. Caso é investigado pela Divisão de Homicídios da Polícia Civil. A PM não respondeu ao G1.

Defensoria durante visita a casa no Morro do Fallet — Foto: Thathiana Gurgel/Defensoria Pública

Relatos de moradores do Morro do Fallet compilados pela Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Rio de Janeiro denunciam a participação de ex-policiais militares na operação na favela, que terminou com 13 mortos. Outros dois corpos foram encontrados numa área de mata no Morro dos Prazeres, próximo ao Fallet.

A operação completa um mês nesta sexta-feira (8).

De acordo com o presidente da comissão, o advogado Alvaro Quintão, os depoimentos de familiares de oito das vítimas serão anexados a um dossiê que será entregue na próxima semana ao Ministério Público Federal (MPF) e ao Ministério Público estadual (MPRJ). Com base no que já foi levantado, Quintão avalia que parece ter havido "excesso" na atuação da polícia.

"Parece que houve excesso. A polícia continua agindo como se violência pudesse combater violência. A política de segurança [pública] continua falha, acha que resolve o problema de segurança com mais violência. É uma pena", lamentou o presidente da comissão.

Quintão adiantou que alguns dos depoimentos coletados denunciam a participação – não oficial – de ex-policiais militares da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Fallet/Fogueteiro na incursão na comunidade. No dia da operação, em 8 de fevereiro, 15 pessoas foram mortas em favelas da região: 13 no Fallet e mais duas no Morro dos Prazeres, numa área de mata.

Também segundo o advogado, numa casa que fica na Rua Eliseu Visconti, onde a maioria das vítimas foi morta – sete dentro da residência e outras duas nas imediações –, teria havido uma sessão de tortura protagonizada pelos policiais. As agressões teriam ocorrido por volta das 8h, antes de os suspeitos serem mortos.

Para a Defensoria Pública do RJ, que também acompanha o caso, é nítido que, no mínimo, os policiais cometeram irregularidades. Ouvidor da Defensoria, Pedro Strozenberg afirma que os PMs não seguiram os devidos procedimentos em relação ao local onde os suspeitos foram mortos.

"Isso fica muito claro na fala dos moradores. Teve alteração de cena. Os corpos foram removidos e circularam fotos em redes sociais dos corpos ainda na casa, feitas pelos policiais. Tem um conjunto de fatores que indicam irregularidades no procedimento", afirmou o ouvidor.

Outros depoimentos à Defensoria também levantam suspeitas se o que ocorreu foi uma chacina. Os relatos sustentam ter havido um fuzilamento quando os suspeitos já estavam rendidos. Laudos de autópsias feitas nos corpos das vítimas mostram que alguns tiros foram feitos pelas costas, na nuca e a curta distância.

Enquanto o caso é investigado pelo MP, pela Corregedoria da Polícia Militar e também pela Divisão de Homicídios da Polícia Civil, Strozenberg disse que familiares dos mortos estão apreensivos.

"Eles têm medo de levar adiante o caso. Tem descrença. [Não sabem] Se vai haver efetivamente uma responsabilização pelo o que aconteceu. Há um cenário de medo e desconfiança", explicou.

Em nota, a Polícia Civil informou que as investigações estão em andamento na Divisão de Homicídios da Capital e diligências estão sendo realizadas. "Testemunhas e familiares foram ouvidos e a unidade aguarda o resultado dos laudos periciais", comunica o texto.

Até a última atualização desta reportagem, a Polícia Militar não respondeu aos questionamentos enviados pelo G1.

G1/PH

UPP, Ações Policiais, Investigação, Fallet, Ex-PMs

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens