Sexta-Feira 19/04/2024 05:46

Impacto do aumento da energia em MS cairá sobre assalariados, afirma Associação

Estado - Energia - Seu Dinheiro

Foto:diaadianews.com.br

O aumento da tarifa de energia elétrica, de 17,56%, terá impacto sobretudo sobre os assalariados. Essa é a visão da Associação de Defesa do Consumidor de Mato Grosso do Sul (Abccon-MS). Segundo Maria Rita Barcelos, coordenadora de serviços públicos da entidade, o aumento é bem acima da inflação o que acarretará impacto aos trabalhadores assalariados. Ela afirma que o aumento da Enersul é o mais alto já dado deste ano para as concessionárias.

 

Segundo Maria Rita a entidade participa da elaboração de um documento que será entregue à Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) em audiência que acontecerá em Brasília. Ela afirma que a entidade questiona também o aumento menor para as indústrias – que foi de 14% - e maior para o consumo residencial.

Como as indústrias têm como repassar os custos para o consumidor, os assalariados, que já tiveram um aumento maior, é que terminam arcando com o aumento de custos das indústrias. Dessa forma os consumidores assalariados absorvem o aumento duplamente: o próprio aumento no seu consumo residencial e o aumento repassado pelas indústrias no preço dos produtos.

Maria Rita ressalta que as consequências são maiores para os de baixa renda, uma vez que também os comerciantes, além dos industriais, repassam o aumento para os produtos. Ela vê um impacto direto na realidade do consumidor de baixa renda, cujos reajustes salariais ou de aposentadorias têm ficado bem abaixo do aumento da tarifa de energia, isso sem contar os reajustes de outros serviços, como do transporte coletivo.

Ela afirma que ocorreu ontem uma reunião do Conselho de Consumidores de Energia Elétrica (Concen), que vai cobrar em Brasília explicações para o aumento.

Impostos – Já para Haroldo Borralho, do Cedampo (Centro de Documentação e Apoio aos Movimentos Populares), cerca de 49% do preço da tarifa é incidência de impostos que vão para o poder público. “Dessa forma, a sociedade fica desprotegida, porquê todos os poderes ganham com o aumento. O ICMS varia de 17,5 a 25% dependendo do consumo, a taxa de iluminação é 11%, o ISS 5%, sem contar PIS e CONFINS”, diz.

Na lógica de Borralho, como o aumento da tarifa aumenta a arrecadação dos cofres públicos, todos os poderes ganham em cima. “Aumentando a arrecadação, aumenta o duodécimo, e portanto aumenta o repasse para Assembléia Legislativa, Judiciário e Ministério Público”. Para ele esse fato “engessa” as ações contra o aumento e tanto o executivo como o legislativo não têm interesse de fato em intervir para efetivamente questionar os aumentos, ainda que estes sejam abusivos.

Para Haroldo há um círculo vicioso que somente será rompido com a intervenção da sociedade. “Que é quem, em última instância, paga a conta”.

 

Redação MShoje

Energia Elétrica, Aumenta, Mato Grosso do Sul

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens