Sexta-Feira 19/04/2024 06:35

Famasul realiza curso sobre governança e sucessão familiar

Estado - Agronegócio - Sucessão Profissional

À medida que as gerações se sucedem, o número de membros da família cresce e o controle da empresa rural que estava concentrado nas mãos de um gestor, passa a ser dividido entre os filhos, e em seguida entre os netos.

Foto: nelorems.org

Na terceira geração, é natural que o lucro gerado pela empresa passe a ser repartido em um número maior de sócios, o que não implica necessariamente em um crescimento proporcional do capital da família.

É neste ponto que iniciam os desafios. Para abordar o tema com mais profundidade, a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) realiza, de 8 de abril a 27 de maio, o curso “Governança e sucessão familiar: transformando herdeiros em sócios”. A atividade tem o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS).

O curso irá trabalhar as teorias de governança com foco na realidade das empresas rurais. As aulas serão voltadas para o desenvolvimento de atitudes e padrões de comportamento. No curso, os participantes farão atividades variadas, integrando conceitos e estudos práticos de casos.

De acordo com uma pesquisa feita pelo Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) 90% das empresas brasileiras são familiares, porém, apenas 30% delas chegam à segunda geração da família fundadora. Um levantamento realizado pela Centre for Family Enterprise mostra que na Europa esse dado não é muito diferente do Brasil. Somente três em cada 10 empresas familiares conseguem sobreviver à segunda geração, e apenas metade dessas alcançarão a terceira geração.

A qualificação é voltada para produtores rurais e gestores de empresas rurais. A primeira turma já está fechada, mas há a previsão de abertura de novas turmas no segundo semestre desse ano. As aulas ocorrerão às sextas-feiras e aos sábados, na sede da Casa Rural, em Campo Grande.

Programação

O curso é dividido em cinco módulos.

No primeiro módulo, realizado nos dias 8 e 9 de abril, serão apresentados os conceitos e aplicações nas empresas familiares da governança e sucessão corporativa.

O segundo módulo, que acontece de 15 a 16 de abril, irá tratar dos aspectos legais que envolvem a governança em empresas familiares.

O terceiro módulo, de 29 a 30 de abril, fará uma avaliação a respeitos das finanças e o crescimento do negócio familiar.

O quarto módulo será realizado entre 13 e 14 de maio e irá abordar a importância do planejamento como ferramenta para a gestão estratégica do empreendimento.

No último módulo, nos dias 27 e 28 de maio, será feita uma abordagem comportamental em torno do processo sucessório, bem como seus desafios e conflitos.

Redação Gazeta do Pantanal/DF

governança, sucessão familiar, módulos, produtores rurais, empresa rural

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens