Quarta-Feira 24/04/2024 00:39

Preços do milho devem continuar em alta, projetam analistas

Brasil - Agronegócio - Mercado Atrativo

Foto: sistemafaep.org.br

A demanda por milho deve continuar forte no mercado internacional em 2011. Analistas afirmam que a tendência é que os preços do grão permaneçam em alta. Apenas em março, o Brasil exportou 16% a mais do que no mesmo mês do ano passado.

Analistas afirmam que com o aumento das exportações, o mercado interno do milho não deve ser pressionado durante o período da safra, fato que acontece todos os anos. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), em março foram exportados 392,5 mil toneladas, uma alta de 16% na comparação com março de 2010. No acumulado do ano, foram embarcados 2,6 milhões de toneladas do grão, quase um milhão de toneladas a mais do que no mesmo período de 2010 (1,7 milhão ton).

– Como o mercado tem essa expectativa de que o mercado de exportação continue sustentado, os preços não despencam por conta da safra. Isso é bom para o produtor, porque ele vê muito essa oscilação de preços. Então fatores que contribuem para uma sustentação de preços são sempre positivos – diz o analista de mercado Amarilys Romano.

O milho mais caro no mercado internacional refletiu na receita com as exportações do produto. O faturamento em março ultrapassou US$112,6 milhões, ficou 53,1% acima do registrado no mesmo mês do ano passado. O preço médio do milho brasileiro exportado em março, US$287,00/tonelada, subiu 8,5% em relação a fevereiro. Na comparação com o mesmo período de 2010, o grão está 65% mais caro.

– No Mato Grosso, o produtor vem aproveitando os preços dos últimos meses e vem antecipando a comercialização da safra, a segunda safra, chamada safrinha. Tanto é que a notícia é que 30% da safra de Mato Grosso já foi comercializada – completa o analista de mercado Sebastião Gulla.

Para o especialista, o mercado interno está aquecido, mas a oferta ainda é apertada. Mesmo assim o cenário internacional continua firme, principalmente por causa da China, que deve importar este ano cerca de seis milhões de toneladas de milho.

– Nós temos uma produção maior que o nosso consumo, nós dependemos das exportações para que se mantenha um preço competitivo para o produtor. No momento, o preço é muito bom para o produtor, o cenário internacional não sofreu modificações e esse preço deve continuar, pelo menos, durante este ano – acrescenta Gulla.

Agora o mercado espera o próximo levantamento sobre a expectativa de safra dos Estados Unidos, maior produtor mundial de milho. Na última semana, o Departamento de Agricultura do país (USDA) divulgou dados que mostram estoques muito apertados e uma queda na área plantada. Os analistas acreditam que, independente da colheita norte-americana, os preços do milho devem se manter em alta este ano.

– Eu não vejo muito “viés” de baixa no mercado internacional, a não ser uma menor safra a ser colhida no Hemisfério Norte a partir de setembro. Até lá a gente tem que se aproveitar dessa brecha de mercado e estabelecer de fato o milho brasileiro como uma boa opção de origem no mercado internacional – diz Romano.

– Qualquer que seja o cenário americano, nós teríamos tranquilidade e teríamos mercado para o nosso produto sem nenhuma dificuldade – conclui Sebastião Gulla.

Canal Rural / MShoje.com

agronegócio, demanda forte, milho, mercado internacional, tendência, preços em alta

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens