Sexta-Feira 19/04/2024 02:26

Governo de MS e Banco do Brasil viabilizam medidas para pecuária pantaneira

Estado - Ações Públicas - Iniciativas de Apoio

Foto: jornaldiadia.com.br

O Governo de Mato Grosso do Sul, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo (Seprotur) e o Banco do Brasil anunciaram cinco medidas de apoio à pecuária pantaneira, prejudicada com as fortes chuvas registradas nos meses de março e abril passado.

As medidas já foram viabilizadas e devem atender, em especial, seis municípios do Pantanal e da região Peri-pantaneira, abrangendo cerca de 2.500 produtores. 


Quatro das iniciativas estão sendo postas em prática em parceria entre o Estado e o Banco: a linha de financiamento para aquisição de animais de produtores da região; oferta de 'Crédito Rural de Custeio Pecuário' para cobertura de despesas com a remoção de animais e/ou aluguel de pastagens em área de planalto; autorização para remoção temporária de matrizes bovinas financiadas pela 'Linha de Retenção' do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO), e prorrogação dos financiamentos rurais, com vencimento previsto para o semestre atual. 

Outra importante iniciativa de apoio parte do próprio governo estadual que, através da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), vai autorizar, em situações justificadas, a antecipação ou vacinação dos bovídeos contra febre aftosa no destino. 

Recursos 

A articulação entre o Estado e o Banco do Brasil está garantindo a retomada da 'Linha de Financiamento Para Aquisição de Animais para Cria, Recria e Engorda' de produtores da região, evitando-se assim a pressão de oferta e conseqüente depreciação dos preços praticados pelo mercado. A ação beneficia pecuaristas, com a possibilidade de financiamento para a movimentação de bovinos oriundos das áreas atingidas pelas enchentes no Pantanal.

A retomada da linha de financiamento foi acertada em reunião entre a secretária Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias (Seprotur), e o superintendente Estadual do Banco no Estado, Luiz Alves Pordeus Junior, assim que começaram as inundações. 

O teto por beneficiário é de R$ 200.000,00. A taxa de juros para o financiamento é de 6,75% ao ano, com prazo variando de 2 a 5 anos. Conforme acordado entre a Seprotur e o BB, os interessados na venda de animais já podem buscar informações detalhadas nas Agências do Banco do Brasil sobre como proceder para se beneficiar da linha de financiamento. O produtor precisa apresentar comprovante de saldo bovino de sua propriedade localizada na região do Pantanal, documento que é emitido pela Agência de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro). 

"Temos adotado algumas iniciativas para a região em parceria com o Estado. Construímos ferramentas a partir do entendimento que o Banco é parceiro do agronegócio e de Mato Grosso do Sul. Entendemos a relevância da situação e por isso pensamos em iniciativas que pudessem apoiar o pantaneiro. Ressaltamos a importância destas medidas e desde já estamos a disposição. Os interessados podem procurar nossas agências para melhor se instruir a respeito das linhas de crédito disponíveis", destaca o superintendente do Banco do Brasil, Luiz Alves Pordeus Junior. 

Segundo a secretária Tereza Cristina, essas medidas vem apoiar os produtores rurais da imensa região de criação de bovinos do Estado neste momento em que passa por adversidades motivadas pelas enchentes atípicas no Pantanal de Mato Grosso do Sul. “Representam os esforços de nossas instituições para superação dos problemas imediatos, ora enfrentados pelo homem pantaneiro", ressalta a secretária. 

Entre os municípios a serem contemplados com as medidas de apoio estão Corumbá, Miranda, Aquidauana, Rio Verde, Coxim e Porto Murtinho. 

Famasul / Redação MShoje.com

medidas de apoio, Corumbá, Miranda, Aquidauana, Rio Verde, Coxim e Porto Murtinho.

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens