Quinta-Feira 03/07/2025 15:03

Projeto Empresa Fácil deve agilizar atendimento e abertura de novos negócios

Estado - Desenvolvimento - Simplificação e Agilidade

(Foto: Edemir Rodrigues)

A Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems) tem papel fundamental na execução do projeto ‘Empresa Fácil’, que visa agilizar o processo de abertura de empresas na Capital. O projeto foi lançado na segunda-feira (4), no auditório da Casa da Indústria, em solenidade que contou com a participação do diretor-presidente da Jucems, Wagner Bertoli.

De acordo com Bertoli, a função da Junta é imprescindível para o bom andamento do projeto, pois sem ela a prefeitura e demais órgãos envolvidos não teriam acesso às informações dos cadastros feitos pelas empresas, o que engessaria o trabalho.

Com a operação da ‘Empresa Fácil’, além da redução do tempo gasto com a burocracia para abertura de uma empresa será garantido também um abatimento nos custos do processo e, consequentemente, o valor poderá ser revertido em outras necessidades da empresa, como o investimento em tecnologia, geração de empregos, além de promover o combate à informalidade.

A previsão é de que o projeto seja implantado em até 45 dias, a contar do lançamento. Os interessados poderão acessar o sistema na página da Prefeitura de Campo Grande, por meio do link www.pmcg.ms.gov.br.

Simplificação e agilidade

Segundo Wagner Bertoli, o que muda na prática é que em vez de procurar primeiro a Junta para fazer a solicitação do pedido de abertura, agora o empresariado terá que buscar primeiro a prefeitura para consultar as condições do local, ou seja, se há ou não impedimento de instalação da empresa. ‘A consulta teria a seguinte finalidade: se uma pessoa deseja abrir um estabelecimento no ramo de fogos de artifícios, por exemplo, a prefeitura e órgão ligados a ela irão avaliar o local, como as condições do solo e se não há um posto de combustível nas imediações; nesse caso, a pessoa seria aconselhada a buscar um novo endereço’, afirma Bertoli.

Outra mudança é que ao chegar à prefeitura não é mais necessário dar entrada com nenhuma papelada, basta apenas emitir um protocolo para que a consulta seja feita. ‘Após a consulta das condições do local, a prefeitura emite um documento, a ‘guia branca’. Com esse documento já se pode vir até a Junta e aqui será possível sair com o CNPJ [Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica] pronto para funcionar’, garante o diretor-presidente.

O projeto ‘Empresa Fácil’ visa cumprir a Lei Federal n.º 1.598/2007, que instituiu a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), que estabelece normas gerais de facilitação e integração do processo de abertura de uma empresa. 

O projeto é uma parceria da prefeitura de Campo Grande com a Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems); Corpo de Bombeiros; Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MS); Federação das Indústrias do Estado (Fiems); Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur); Secretaria de Saúde (Sesau); Agência de Trânsito (Agetran); e Secretaria Municipal da Receita (Semre).

 

 

 

Notícias MS/ V.H

Projeto, Empresa Fácil, Mato Grosso do Sul, Jucems

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,420
Euro 6,369
Franco suíço 6,811
Yuan 0,756
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens