Sexta-Feira 29/03/2024 08:16

As 10 empresas mais inovadoras do Brasil, segundo a Fast Company

Brasil - Negócios - Inovação

Foto: inovabrasil.blogspot.com


Azul lidera o ranking - a empresa fez parte da popularização do transporte aéreo no Brasil

Conforme destacou a Exame em reportagem publicada na semana anterior, a Fast Company Revista americana – “divulga as empresas que mais se destacaram na busca de novas idéias”. A seguir, as dez empresas brasileiras do ranking. 

O primeiro lugar na lista da Fast Company pertence à companhia aérea Azul, que foi a única brasileira a figurar na lista global das empresas mais inovadoras eleitas pela revista americana. O prestígio que a Azul possui se deve ao papel que a empresa exerceu na transformação de viajantes de ônibus em passageiros de avião.

Segundo a publicação, o empresário e fundador da companhia David Neeleman foi responsável por trazer o modelo de transporte aéreo de baixo custo para o Brasil e adaptá-lo à realidade do país – um posto reivindicado também pela Gol. Cerca de um quarto dos voos da empresa têm o mesmo preço ou são até mais baratos do que uma viagem de ônibus e, para alcançar o público de classes mais baixas, que não possui cartão de crédito, a empresa aceita pagamentos por boleto bancário e parcela os valores.

Não foi um produto que garantiu à Ambev o segundo lugar no ranking da Fast Company, mas sua capacidade de inovar na gestão. Para a revista, a medalha de prata é merecida por “liderar a fusão que formou a maior cervejaria do mundo”.

As descobertas de petróleo na região do pré-sal levaram a Petrobras ao terceiro lugar no ranking. A revista chama a atenção para o fato de que, diferentemente de outras grandes companhias, que se limitavam a explorar as reservas de mais “fácil” acesso, a Petrobras investiu em depósitos de óleo em águas ultraprofundas, usando equipamentos inovadores para alcançar o objetivo. Hoje, a estatal é referência nesse tipo de tecnologia e, ao avançar 2.700 metros de profundidade, ela pode colocar o Brasil na lista dos países com maiores reservas de petróleo no mundo.

A inovação já estava presente na Osklen desde sua inauguração. A primeira loja da confecção de roupas esportivas para frio extremo foi inaugurada em Búzios, no litoral do Rio de Janeiro. Mas não foi por isso que a empresa, fundada em 1989, conquistou o quarto lugar na lista da Fast Company, e sim por ser uma grife que combina sustentabilidade e elegância O uso de técnicas tradicionais para aumentar os níveis de vitamina da banana, feijão, milho, mandioca e abóbora, feito pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), em 2010, foi um dos motivos que levaram a instituição ao quinto lugar no ranking.

Depois da crise internacional iniciada em 2007, a Gerdau foi rápida no gatilho e esperta o suficiente para acompanhar as mudanças do mercado do aço e continuar crescendo. Além de bons rendimentos, isso rendeu a ela uma posição na lista da Fast Company. Em 2010, o lucro líquido da siderúrgica foi de 2,4 bilhões de reais, número 144% maior do que em 2009.

“Por fazer crescer um império com a flora brasileira”. É assim que a revista Fast Company resume a justificativa para a Natura ter conquistado o sétimo lugar na lista das mais inovadoras do país. Ao usar plantas locais como matéria-prima para seus cosméticos, materiais recicláveis nas embalagens e desenvolver projetos ecologicamente responsáveis, como o de coleta e reciclagem de frascos usados, a empresa mostrou preocupação com o meio ambiente e baseou sua cultura empresarial nesse princípio, ao mesmo tempo em que inovou na maneira de fazer produtos de beleza.

Em vez de seguir o exemplo tradicional de terceirização, a Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica) optou por terceirizar boa parte de sua produção e adotar um modelo de parceria de riscos com os fornecedores. A nova fórmula serviu para tirar projetos do papel, compartilhando custos e riscos com empresas parceiras, e transformar a empresa em uma verdadeira montadora de aviões.

A fabricante de refrigeradores comerciais Metalfrio Solutions encontrou um mercado lucrativo e soube explorá-lo. Em vez de imitar a concorrência e ter um portfólio amplo de eletrodomésticos de “linha branca”, a empresa preferiu concentrar o foco em um só nicho, o de refrigeradores, geladeiras e freezers para estabelecimentos comerciais.Devido à sabedoria para identificar as necessidades do mercado e investir em pesquisa e desenvolvimento na área, a Metalfrio conquistou o nono lugar no ranking da Fast Company

Na décima posição, aparece a Solar Ear, que criou um aparelho digital de surdez com bateria recarregável por energia solar permitiu que deficientes auditivos de populações pobres pudessem voltar a ouvir a um baixo custo. Além de democratizar o produto e trazer uma tecnologia inovadora, a organização não governamental Solar Ear, criada a partir de uma parceria entre a ONG Instituto CEFAC, uma consultoria e integrantes da Universidade de São Paulo, emprega jovens surdos, responsáveis pela montagem do aparelho, atualmente exportado para 30 países.

 

 

Portal Exame / Redação MShoje.com

listagem Fast Company, revista americana, 10 empresas mais inovadoras do Brasil

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 4,955
Euro 5,380
Franco suíço 5,606
Yuan 0,689
Iene 0,033
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens