Quarta-Feira 08/10/2025 07:19

Comissão verifica irregularidades na cobrança da iluminação pública

Energia - Cobranças Irregulares

Entre elas, estabelecimentos comerciais sendo classificados como residenciais.

Foto: Arquivo/Correio do Estado

Comissão Temporária para Avaliação da Cosip (Contribuição para custeio do Serviço de Iluminação Pública) da Câmara Municipal de Campo Grande, verificou diversas irregularidades na cobrança da iluminação pública como, por exemplo, a inclusão de terminais de ônibus na faixa de consumo. Durante nove meses, levantamento de dados e verificações in loco foram realizadas para identificar eventuais problemas do Cosip.  Os dados investigados pela comissão foram apresentados no mês passado.

No período de investigação da comissão foram encontrados estabelecimentos comerciais sendo classificados como residenciais. No caso, o comercial está inserido em uma faixa de consumo maior, ou seja, teria que pagar mais. No mesmo aspecto, identificou-se que os terminais de ônibus estão inseridos como iluminação pública, sendo que esta deve ser paga com dinheiro da Cosip, mas não os terminais, já que eles não estão em área pública. 

Outro irregularidade apontada diz respeito à corrente de energia que passa pela rede de distribuição. Segundo o levantamento feito pela comissão temporária, esse fluxo tem que seguir faixas mínimas e máximas de tensão — conforme legislação (5% a menos ou 5% a mais). E tem que ser contínuo, ou seja, deve chegar ao final da rede com a mesma tensão do começo, levando-se em conta a oscilação plausível dentro do permitido por lei. 

Porém, de acordo com o levantamento, isso não está acontecendo em alguns pontos da cidade. Se a empresa de energia não garante esse fluxo adequado, os aparelhos elétricos acabam ‘trabalhando” mais para serem suficientes. E, isto, consequentemente, aumenta o valor da conta de luz.

RESOLUÇÃO

Para resolver essas questões referentes à energia elétrica, a comissão propôs a instalação de aparelho que faça a medição exata na rede de distribuição. Esse instrumento custa em torno de R$ 30 mil e é necessário para aferir por pelo menos 72 horas corridas, se a oscilação está realmente dentro da legalidade.
Também seria importante, para integrantes da comissão da Câmara, a formação de grupo de investigação e análise do Cosip, com representantes do Procon-MS, Defensoria Pública e Ministério Público. 

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Em audiência pública ocorrida na última sexta-feira (25), na Câmara Municipal, as lâmpadas de led que vêm sendo instaladas em Campo Grande foram assunto de debate. No ano passado, durante vistoria, foi constatado pelos vereadores que o consumo deveria ser aproximadamente 60% menor. O consumo maior não foi informado aos consumidores. 

“Atualmente, está prevista nova licitação, com novas compras de lâmpadas de led, muito maior que a anterior. É o momento, portanto, de apresentar os dados apurados e cobrar os responsáveis”, alertaram os integrantes da comissão.

Correio do Estado

Comissão, irregularidades, iluminação pública, cobranças

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens