Sexta-Feira 26/04/2024 09:19

BID aponta Brasil e México como modelos diferentes de crescimento econômico

Brasil - Economia - Crescimento dos Emergentes

 

Segundo o banco, a sólida recuperação da América Latina esconde duas velocidades diferentes e duas formas de se adaptar às mudanças na economia mundial

Foto: AFP

(Zona portuária do Rio de Janeiro)

 

O Brasil, exportador de matérias-primas e orientado para os países de economia emergente, e o México, dependente dos países industrializados, são os dois modelos atuais de crescimento regional, segundo um relatório divulgado neste domingo por ocasião da Assembleia Anual do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A sólida recuperação da América Latina esconde, na realidade, duas velocidades diferentes e duas formas de se adaptar às mudanças na economia mundial, afirmam os autores do trabalho.

"O grupo liderado pelo Brasil está muito bem situado num mundo em que as economias emergentes são o motor de crescimento", explica o informe.

"Os preços das matérias-primas são altos e os fluxos de capital estão entrando nesse grupo para aproveitar as melhores oportunidades e perspectivas mais brilhantes", acrescenta o texto.

"A outra face da moeda é representado pelo grupo liderado pelo México, cujos membros compartilham laços comerciais muito mais fortes, tanto em bens como em serviços, com países industriais", argumenta o texto.

As perspectivas de crescimento para ambos os grupos são, por isso, notavelmente diferentes, constata o documento: 4,4% no caso do Brasil e seus seguidores, 2,7% para o México e seu grupo de países.

Os especialistas do BID colocam no grupo do Brasil a Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, assim como Trinidad e Tobago.

No grupo mexicano se encontram todos os países centro-americanos e caribenhos, com exceção do Haiti.

Antes da crise de 2008, os países emergentes representavam 50% da demanda mundial, e atualmente representam 75%.

Índia, Rússia e China representavam 9% das exportações brasileiras em 2006, enquanto que em 2009 já era de 17%.

Para o México, as exportações para esses países só representavam 3%.

Estas perspectivas favoráveis para o Brasil não estão isentas de problemas: a entrada de capitais maciça que está sofrendo América Latina tem um duro impacto sobre o real brasileiro.

Brasília está aplicando controles e impostos sobre esses capitais que o México, em compensação, não considera necessários.

O BID calcula que, em 2010, um total de 266 bilhões de dólares chegou à América Latina, dos quais 55% foram fluxos financeiros, não de investimento direto.

 

 

Portal Exame

economia, emergentes, Brasil e México, modelos diferentes, crescimento econômico

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens