Sexta-Feira 01/07/2022 21:16

Desastre no Japão pode acelerar mudança de produção ao exterior

Mundo - Economia - Indústrias

O desastre triplo do Japão pode acabar dando um impulso final para companhias transferirem produção para o exterior, para longe dos riscos que lançaram incertezas sobre a cadeia global de suprimentos.

 

Uma alta do iene para recorde contra o dólar somente piora a situação para grandes exportadores do Japão como Toyota e Sony sobre os riscos cambiais sobre a manufatura no país.

Uma mudança para operações internacionais não seria algo novo. Mas a combinação de terremoto, tsunami e crise nuclear pode ser um alerta para empresas do Japão acelerarem o processo, dizem analistas.

"O risco país associado à produção no Japão subiu", disse Takahide Kiuchi, economista-chefe na Nomura Securities. "Tivemos o terremoto e a crise nuclear. Adicione um iene mais forte ao mix e há um claro risco de que a saída da base de manufatura vai acelerar."

O processo já viu produção de companhias japonesas no exterior subir de 6 por cento do total para 20 por cento nas últimas duas décadas.

 

A história sugere que a tendência agora vai acelerar após o terremoto de 9 graus de magnitude e do tsunami de 10 metros de altura que deixaram pelo menos 21 mortos ou desaparecidos.

Nos três anos após o terremoto de Kobe em 1995, a relação de produção das empresas japonesas fora do país subiu de 8,3 para 11,6 por cento. Pouco depois do terremoto de Kobe, o iene subiu para um recorde que somente foi superado na semana passada, após o último abalo.

O custo do mais recente terremoto foi muito maior. Enquanto em Kobe as estimativas foram de 100 bilhões de dólares em danos, o deste ano gerou impactos diretos e indiretos à terceira maior economia do mundo que podem superar os 250 bilhões de dólares.

No Japão, a Sony informou que 16 fábricas de um total de 25 foram impactadas pelo desastre. A empresa informou na terça-feira que se problemas de produção continuarem vai mudar produção para unidades no exterior onde há disponibilidade de componentes.

O Japão produz um quinto dos chips de computadores do mundo e exportou 7,2 trilhões de ienes (91 bilhões de dólares) em componentes eletrônicos no ano passado, segundo a empresa de pesquisa Mirae Asset Securities.

A Toyota, maior montadora de veículos do mundo, informou que todas as suas 12 fábricas no Japão vão ficar fechadas até pelo menos 26 de março.

 

Portal Exame/ V.H.

Desastre, Japão, Terremoto, Tsunami, Crise Nuclear, Indústrias, Sony, Toyota

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens