Sexta-Feira 19/04/2024 02:13

Banco do Japão injeta capital no mercado financeiro

Mundo - Economia - Incentivo Oficial

Foto: Kazuhiro Nogi/AFP

Dinheiro será destinado a bancos das regiões mais afetadas e à garantia da liquidez do mercado

Para apoiar a economia local, fortemente abalada, o Banco Central do Japão, Boj, anunciou neste domingo a injeção de 55 bilhões de ienes (480 milhões de euros) em 13 bancos localizados na região mais castigada pelo terremoto, que foi seguido de tsunami. Além disso, o BC do Japão também prevê para segunda-feira a aplicação "em massa" de capital nos mercados, para ajudá-los a estabilizar-se depois da catástrofe, informou a agência financeira Dow Jones Newswires.

O BoJ promete acompanhar atentamente a situação e fazer todo o possível para oferecer liquidez e garantir a estabilidade. Já o Comitê de Política Monetária do BoJ analisará em reunião nesta segunda as repercussões da tragédia na economia.

"O terremoto terá impacto considerável nas atividades econômicas de numerosos setores", advertiu neste domingo o porta-voz do governo, Yukio Edano, em entrevista à imprensa.

O sismo, de magnitude 8,9, e o maremoto que o seguiu devastaram o nordeste da costa japonesa sobre o Oceano Pacífico, com repercussões seriamente negativas no percentual de cálculo do Produto Interno Bruto (PIB, o conjunto de bens e serviços do país) da terceira economia mundial.

Numerosas atividades no litoral estão completamente paralisadas, depois que sua infraestrutura foi destruída por uma onda gigante de dez metros de altura, que praticamente engoliu a cidade de Sendai.

A região de Kanto, mais ao sul, que compreende a megalópole de Tóquio e representa 40% do PIB, também foi duramente tocada, de modo talvez tão intenso como em Iichihara, a leste da capital japonesa, onde uma refinaria de petróleo da companhia Cosmo Oil foi parcialmente queimada.

A maior parte da infraestrutura e dos prédios também foi atingida nesta zona urbana estratégica. A rede nuclear nipônica, que assegura entre 25% e 30% da produção elétrica nacional, vive a mais grave crise de sua história, desde a explosão de sábado no reator N°1 da usina de Fukushima (nordeste), em meio à violência do sismo. Uma outra explosão também ameaça o reator N°3 desta central, preveniu neste domingo o porta-voz do governo.

No total, onze dos 50 reatores nucleares do Japão, situados nas zonas mais devastadas, foram paralisados e o ministro da Indústria pede que as empresas reduzam o consumo "a um mínimo estrito", para economizar recursos. Ele explicou que o governo procederia a um racionamento de eletricidade de forma rorativa, para evitar o blecaute.

Grandes indústrias japonesas, incluindo a Toyota e a Sony, foram forçadas a suspender sua produção em algumas fábricas. A refinaria Cosmo Oil Co., em Ichihara, prefeitura de Chiba, pegou fogo, o que causou uma forte explosão logo depois de cinco tanques de armazenamento de petróleo terem explodido, informou a companhia.

Uma forte explosão atingiu um complexo petroquímico no nordeste de Sendai, algumas horas depois do terremoto.

A Toyota, a maior montadora de automóveis do mundo, informou ter suspendido sua produção em quatro fábricas operadas por subsidiárias nas prefeituras de Miyagi, Iwate e na ilha de Hokkaido, nordeste do país.

A Nissan informou ter interrompido as operações em quatro fábricas, enquanto um pequeno incêndio atingiu uma planta localizada em Fukushima e Kawachi, afetadas pelo tsunami. A montadora afirmou ainda que as operações foram canceladas em quatro fábricas e que a data de retorno ao trabalho será decidida após "um estudo de toda a situação. A Sony Corp suspendeu a produção em seis fábricas da prefeitura de Miyagi.

"Serão necessários muitos anos antes de o custo do desastre ser apagado", afirmou a consultoria britânica Capital Economics em um estudo.

 

Portal Exame

Banco Central do Japão, Boj, injeção de recursos, bancos, região afetada

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens