Sexta-Feira 19/04/2024 13:52

Estado reforça apoio ao produtor rural para minimizar prejuízos das chuvas

Estado - Ações Públicas - Apoio Institucional

Foto: mbrudna.wordpress.com

Mato Grosso do Sul pode ter perda de um milhão de toneladas de soja devido às fortes chuvas das últimas semanas. Durante entrevista coletiva ontem à tarde (9), o governador André Puccinelli disse que a previsão era de 5,5 milhões de toneladas de colheita de soja. Como uma das medidas para ajudar os municípios prejudicados, o governador declarou situação de emergência nas estradas e pontes estaduais danificadas, bem como nas lavouras atingidas, de modo a facilitar o acesso ao crédito para os agricultores e renegociação dos seus débitos.

 

“O lavrador planta com recursos próprios ou financia nos bancos. Declarar emergência por parte do Estado dá a eles a condição de novos financiamentos. Infelizmente temos previsões catastróficas com a perda de um milhão de toneladas de soja. A super safra não ocorrerá em decorrência de que ela existiu, mas está sendo perdida por causa da chuva”, disse Puccinelli.

 

De acordo com o levantamento da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, toda a área rural de Aquidauana e Coxim foi afetada. Em Anastácio foram afetados os assentamentos Monjolinho, São Manoel e Colônia Pulador. Foram prejudicados também a área rural de Dois Irmãos do Buriti, Ribas do Rio Pardo, Paranaíba, Bandeirantes, São Gabriel do Oeste e Sidrolândia. Em Rio Verde houve enxurradas e inundações que atingiram a Colônia São Luiz, Barreirinho, Pindaivão, Grotão, Morro das Cruzes, Ipiranga, Colônia Paredes e Serra da Alegria.

 

Os municípios que tiveram prejuízos nas áreas rurais, como é o caso de Rio Verde e Ribas do Rio Pardo, estão estudando decretar situação de emergência. Mesma condição também para Maracaju, Dourados, São Gabriel, Rio Brilhante e Sidrolândia, que tiveram perda nas lavouras. Já decretaram emergência os municípios de Anastácio e Dois Irmãos do Buriti. Nesta semana devem decretar a medida, - as cidades de Coxim, Aquidauana e Paranaíba. No total, 67 mil pessoas estão desabrigadas e ou desalojadas nas áreas urbana e rural destes municípios.

 

Apoio

 

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo do Estado (Seprotur), Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, o governo do Estado, além do decreto de situação de emergência nas estradas, dará o apoio institucional. Ela explica que o pequeno produtor tem direito ao Programa de Garantia da Atividade Agrícola (Proagro), o que já não acontece com o grande produtor. O agricultor que financiou até R$ 150 mil tem direito ao Proagro.

 

“Acima de R$ 150 mil não tem direito ao Proagro, ou seja, o grande produtor tem que ter um seguro que faz com empresas particulares e que o governo federal subvenciona 25%. Este seguro é mais um marca passo, então é quando ele perde acima de 70%, senão não vale a pena acionar o seguro”, explica Tereza Cristina.

 

A complicação, segundo a secretária, além da perda pela falta da colheita, é o problema da qualidade do grão: hoje em torno de 16% a 20% de grãos ardidos (pouca qualidade). “Para 100 quilos de soja, por exemplo, o produtor vai ter que depreciar o valor dos 80% bons. Vamos fazer uma reunião com todas as empresas, cooperativas, cerealistas para ver o que é possível fazer porque podemos fazer um mix e melhorar essa perda para o produtor. O governo vai ajudar institucionalmente”, comentou.

 

Tereza Cristina demonstrou preocupação além dos prejuízos com a soja, como o plantio do milho safrinha, que num esforço do governador André Puccinelli e da classe produtora, conseguiu a prorrogação para o dia 20 de março. “Infelizmente na situação atual esta prorrogação não é suficiente. Temos que rezar para sair o sol para colher e em seguida realizar o plantio e torcer mais ainda para que dê o milho e diminuir desta forma o prejuízo tendo uma segunda colheita no inverno”, disse.

 

Noticias MS

Mato Grosso do Sul, perdas de soja, safra 2011, fortes chuvas, colheita

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens