Terça-Feira 16/04/2024 15:19

Escolas de samba do Rio se parecem cada vez mais com empresas

Brasil - Cultura - Profissionalização do Setor

 

Além de gerar diretamente milhares de postos de trabalho, as escolas cariocas movimentam uma extensa cadeia produtiva.

(Carnaval no Rio: indústria do turismo, TV e rádio também são afetadas pelo evento)

 

Mudanças no padrão administrativo, operacional e comercial levaram as grandes escolas de samba do Rio de Janeiro a se parecerem, cada vez mais, com empresas, tendo de cumprir metas e objetivos.

Além de gerar diretamente milhares de postos de trabalho, as escolas cariocas movimentam uma extensa cadeia produtiva que atinge desde os forncedores de insumos até as indústrias do turismo, de televisão e rádio.

Para entender como se organiza essa cadeia produtiva, uma pesquisa da Escola Nacional de Estatística analisou a São Clemente, escola de porte médio, que em 2010 estava no grupo de acesso.

A maioria dos 240 funcionários apresenta-se apenas como trabalhador do barracão, mas a pesquisa identificou a existência de 27 ocupações divididas em sete diferentes setores: alegoria, ateliê de fantasia, músicos, coreógrafos, planejamento, protótipo de fantasia e desfile na avenida.

Os setores que mais empregam são os de fantasia e ateliê, mas não são os que melhor remuneram. As escolas reproduzem as exigências do mercado de trabalho. Ganha mais quem tem melhor formação e nível de escolaridade.

“A maior parte dos gastos nas escolas é com pessoal. Quanto mais capacitado o trabalhador, maior a remuneração. O arquiteto e projetista é o mais remunerado”, diz Larissa Vitório, autora da pesquisa.

A remuneração varia de R$ 3,23 a hora para auxiliares de serviços gerais, aderecistas e decoradores para R$ 41 a hora para arquiteto e projetista. O custo da hora de serviço de arquiteto empata com o do iluminador eletricista. Isso revela que as escolas valorizam muito o domínio da prática.

“A hora do iluminador é maior que a do carnavalesco. Quanto mais especializado, maior a remuneração, mas tudo está muito ancorado no saber fazer tradicional”, explica Larissa.

A pesquisa também avaliou o perfil socioeconômico da primeira turma do Plano Setoria de Qualificação (Planseq) para a indústria do carnaval. O programa é do Ministério do Trabalho e visa à capacitação desse profissionais.

“As escolas são, de fato, um grande pólo de geração de trabalho e renda. Elas são intensivas na contratação de mão de obra, são um mercado extremamente diversificado em termos de categorias ocupacionais que apresentam grandes diferenciais de rendimentos. A escolaridade e qualificação profissional implica diretamente rendimentos mais altos ou mais baixos”, acrescenta.

 

 

 

Agência Brasil

escolas de samba - RJ, indústria do turismo, TVe rádio, novo padrão comercial

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens