Quinta-Feira 25/04/2024 09:25

Brasil supera EUA em influência no mundo, diz pesquisa da BBC

Brasil - Geral - Destaque Internacional

 Foto: Gety Images

Brasil sobe no ranking sobre influência; apenas a Alemanha avalia negativamente o país

 

Avaliação positiva chegou a 49%, garantindo ao Brasil o 7º lugar no ranking

 

O Brasil deu um enorme salto e superou os Estados Unidos em uma pesquisa anual do Serviço Mundial da BBC sobre a influência no mundo. O levantamento, coordenado pelo instituto de pesquisas GlobeScan e pelo Programa de Atitudes em Política Internacional (PIPA, na sigla em inglês) da Universidade de Maryland (EUA), foi divulgado nesta segunda-feira (7).

As avaliações positivas sobre a influência do Brasil no mundo tiveram o maior salto entre os países pesquisados, pulando, na média, de 40% para 49%, mesmo percentual obtido pelos Estados Unidos. Como o percentual negativo do Brasil (20%) é inferior ao dos Estados Unidos (31%), nós superamos os americanos no critério de desempate.

As entrevistas foram feitas pessoalmente ou por telefone entre dezembro de 2010 e fevereiro de 2011 em 27 países, mas apenas 16 nações e a União Europeia são avaliadas. No ranking, a Alemanha lidera e o Brasil ocupa a 7ª posição (veja quadro abaixo). 

Segundo a BBC Brasil, entre os fatores que influenciaram positivamente a avaliação do país estão a diplomacia brasileira, a popularidade do ex-presidente Lula e a atuação de empresas e ONGs brasileiras no exterior. O bom desempenho da economia brasileira durante a crise econômica também ajudou. 

Portugal é o país que confere ao Brasil o maior percentual de influência positiva no mundo: 76% dos entevistados. O menor percentual veio do Paquistão (21%), mas é importante salientar que apenas 14% dos paquistaneses tiveram uma avaliação negativa sobre o Brasil. Portanto, restaram 65% de entrevistados no Paquistão que foram neutros ou não souberam responder. A explicação mais provável para esse percentual elevado é a falta de informações sobre o Brasil no Paquistão.

A Alemanha foi o único país que conferiu ao Brasil avaliação negativa (32%) maior do que a positiva (31%). Curiosamente, a China, que já é o maior parceiro comercial do Brasil, foi o país que mais reduziu o índice positivo (de 55%, em 2010, para 45%, em 2011) e o que mais aumentou o negativo (de 12%, em 2010, para 41%, em 2011).

Fonte: BBC/GlobeScan/PIPA

Posição

Países/Região

Positivo

Neutro* 

Negativo

Alemanha

62%

23%

15%

Reino Unido

58%

25%

17%

Canadá

57%

31%

12%

União Europeia

57%

25%

18%

Japão

57%

23%

20%

França

52%

29%

19%

Brasil

49%

31%

20%

Estados Unidos

49%

20%

31%

China

44%

18%

38%

10º

África do Sul

42%

31%

27%

11º

Índia

42%

29%

29%

12º

Coreia do Sul

36%

32%

32%

13º

Rússia

34%

28%

38%

14º

Israel

21%

30%

49%

15º

Paquistão

17%

27%

56%

16º

Coreia do Norte

16%

29%

55%

17º

Irã

16%

25%

59%

* a coluna Neutro inclui as pessoas que não souberam responder

 

 

 

Portal Exame

Brasil, países, pesquisa anual, GlobeScan, Serviço Mundial da BBC, influência no mundo

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens