Professor pode fazer curso superior e pagar com aulas
Estado - Educação - Formação Complementar
Foto: novohamburgo.org
Conforme dados divulgados pelo Ministério da Educação - MEC, cerca de 381 mil professores da educação básica (16%) dos que atuam em sala de aula, estão matriculados em cursos superiores, seja para conseguir o primeiro diploma ou complementar a formação. O MEC quer incrementar esse número e decidiu ampliar benefícios do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) para profissionais que já atuam na rede pública.
Desde o ano passado, o programa permite a estudantes de cursos de licenciatura pagar o financiamento atuando em escolas da rede pública após a formatura. Cada mês trabalhado em regime de 20 horas semanais abate (1%) da dívida o que permite quitar o valor em oito anos e quatro meses sem custo financeiro.
A partir de uma portaria que deve ser publicada no "Diário Oficial da União", a medida será estendida a professores que já atuam na rede pública e querem cursar alguma licenciatura. Para aqueles que já estão na carreira, o tempo em que estiver fazendo o novo curso e trabalhando em escola pública passa a contar para o abatimento da dívida.
Levantamento feito pelo MEC em 2009 identificou que 600 mil professores que atuavam na educação básica não tinham a formação mínima adequada, ou não tinham diploma em nível superior, ou eram formados em outras áreas que não as licenciaturas.
O cruzamento das informações, entre os dados dos censos da Educação Básica e educação Superior, que identificou (381 mil) professores em busca do diploma, mostra que a maioria deles (192 mil) está matriculada em cursos de pedagogia. Em seguida aparecem as licenciaturas em letras (44 mil), matemática (19 mil), história (14 mil), biologia (14 mil) e geografia (10 mil). Do total, 67% estão em instituições privadas.
De acordo com o ministro da Educação, Fernando Haddad, não é possível indicar se esses profissionais estão em busca de uma primeira ou de uma nova graduação. O MEC pretende depurar os dados para conhecer melhor esse público. "Mas os números nos surpreenderam positivamente. Nos dois casos [de o professor ter ou não nível superior], a busca pela formação é positiva", disse.
Há ainda docentes matriculados em cursos que não são diretamente relacionados à prática pedagógica como direito (8.000), administração (5.000) e engenharia (3.000).
Uems
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,692 |
Euro | 6,448 |
Franco suíço | 6,887 |
Yuan | 0,783 |
Iene | 0,039 |
Peso arg. | 0,005 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito