Quarta-Feira 17/08/2022 12:32

Comissão sobre transporte de carga perigosa faz levantamento nas estradas

Estado - Segurança Pública - Trânsito

O grupo técnico de mapeamento do transporte de cargas perigosas em Mato Grosso do Sul, sob coordenação da Defesa Civil Estadual, começou uma série de fiscalizações para coleta de dados sobre as características desse tipo de movimentação. As informações vão ser utilizadas na elaboração de um sistema de gestão do tráfego de produtos perigosos e riscos ambientais.

 

Na última semana, uma fiscalização de três dias foi feita na BR-163, próximo a Coxim, norte do Estado, em parceria entre a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) e Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama). As vistorias são ações do plano de trabalho já aprovado para a elaboração do sistema de gestão, e para a qual foi contratada uma empresa especializada – a Quíron Serviços de Engenharia Ltda -, através de licitação.  O grupo responsável pelo trabalho compõe a Comissão Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências de Produtos Químicos e Perigosos (CE-P2R2), e é formado por entidades estaduais e federais de segurança, meio ambiente e uma universidade.

 

Conforme o chefe da Cedec, coronel Ociel Ortiz Elias, ao menos mais duas fiscalizações vão acontecer neste semestre. O calendário e os pontos de averiguação não serão divulgados, para não prejudicar o levantamento – as informações sobre o volume de tráfego, origem e destino, rotas de deslocamento, tipo de material mais transportado, precisam refletir um quadro real, sem que o transportador mude a rotina por conta da fiscalização. “Com os dados da fiscalização, nós estamos fazendo uma tabela, que servirá para elaborar uma projeção sobre cada um dos itens”, explica Ociel.

 

Na vistoria feita nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, 105 caminhões foram abordados. In loco nas estradas, os técnicos abordam e vistoriam o tipo de carga; a documentação da empresa transportadora e da contratante do serviço; a disponibilidade dos equipamentos obrigatórios conforme a carga que está sendo levada; a rota dos veículos no Estado.

 

O principal instrumento que traz as regras a serem seguidas por quem transporta carga perigosa nas estradas é o decreto nº 9.644/1999.  Pelas normas, o condutor deve comprovar a habilitação no curso específico para dirigir levando esse tipo de material, e possuir todos os equipamentos de segurança. Entre outras exigências, o veículo deve ter afixado de forma visível o rótulo de padrão internacional na cor e número que facilmente identifica o tipo de produto que está levando; junto com o Rótulo de Risco anexado ao tanque, um documento deve indicar os procedimentos imediatos a serem tomados em caso de acidente – “São informações para guiar ações tanto do motorista, quanto da equipe de socorro que chegar ao local para um atendimento. Eles precisam saber, por exemplo, se pode jogar água naquele tipo de produto, se o uso de um determinado elemento não potencializa uma explosão, enfim, os procedimentos correto para lidar com a carga”, explica o coronel Ociel Elias.

 

Durante a fiscalização, o Ibama checa a licença ambiental obrigatória que tem que ser emitida pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), para que o veículo trafegue no estado com material potencialmente perigoso.

 

Os dados estatísticos da fiscalização vão compor o sistema de gestão que começa a ser elaborado. Serão mapeadas áreas dentro de uma faixa de dez quilômetros ao longo da BR-262 entre Corumbá e Três Lagoas (eixo Leste-Oeste), e da BR-163, entre Campo Grande e Sonora (eixo Norte-Sul).

 

                O plano de trabalho para o sistema de gestão é constituído de projetos e ações participativas entre os governos federal, estaduais, municipais, sociedade civil e setor privado. O objetivo é melhorar a qualidade ambiental em todo o território nacional, por meio da ampla abrangência dos empreendimentos ou atividades que possam causar acidentes ambientais com carga perigosa. 

Noticias MS

Comissão, Transporte de Carga, Carga Perigosa, Mapeamento, Estradas

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens