Com escala prevendo 5, UPA tem apenas um médico atendendo em Campo Grande
Ações Públicas - Saúde
Pacientes denunciaram que fato acontece pelo 2º dia
Por conta da falha no atendimento, mais de 60 pessoas aguardavam na recepção da unidade - Valdenir Rezende/Correio do Estado
Com previsão de cinco médicos no plantão, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Leblon tinha apenas uma profissional em atuando esta manhã. Pacientes denunciaram que o mesmo ocorreu ontem no local. Por conta da falha no atendimento, mais de 60 pessoas aguardavam na recepção da unidade. Muitos estavam ali pela segunda vez e denunciaram o descaso.
“Eu moro aqui perto e quando preciso é sempre assim. Nunca tem médico suficiente. Quando a gente reclama na recepção, as atendentes dizem pra gente ligar na Ouvidoria da Sesau. Nunca resolvem nada”, afirmou a auxiliar de limpeza Carla Ferreira, 37 anos. “Estou com crise e coluna e precisei dar meu lugar para uma estudante que chegou desmaiando. Mesmo assim ninguém fez nada. Um outro senhor chegou gritando de dor, e só deram um jeito quando os demais pacientes pediram para ajudá-lo. Não queriam atender porque ele era de outra cidade”, disse ela, explicando que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para regular o paciente.
O pedreiro Wagner Silva, 26 anos, diz que vai até a UPA com frequência devido a problemas respiratórios. “Tenho bronquite, alergia e asma. Venho quase toda semana. Da última vez tive que esperar 6 horas por atendimento. Consulta com especialista na unidade básica também nunca consegui. Só enrolam a gente”.
No site da Prefeitura de Campo Grande, a escala de plantão das unidades 24 horas divulgada hoje aponta que o local deveria ter pelo menos cinco médicos tendendo de manhã e a tarde. E outros quatro clínicos e cinco pediatras a noite. “Desde ontem situação do posto é essa, lotado, não tem médico. Eu vim ontem e hoje. Estou esperando. A única coisa que fazem é chamar da recepção para a triagem. Não vão dar conta de atender todo mundo”, disse a dona de casa Lurdes Moreira, 50 anos.
O Portal Correio do Estado também recebeu denúncia de uma leitora, pelo Facebook ontem às 20h30, relatando o problema. “Minha irmã acabou de levar meu sobrinho no UPA Leblon. Chegando lá foi informado que não tinha pediatra mais ela tinha ligado no 192 e foi informado que tinha pediatra”, disse Cleo Moura.
A prefeitura foi questionada sobre as falhas apontadas pelos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) nas unidades do município, mas não respondeu até a publicação.
Correio do Estado/PH
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,604 |
Euro | 6,388 |
Franco suíço | 6,817 |
Yuan | 0,779 |
Iene | 0,039 |
Peso arg. | 0,005 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito