Sexta-Feira 10/10/2025 13:24

No mês de intensificação no combate ao câncer de mama, Agepen realiza programação especial em presídios de MS

Saúde - Programa Especial/ Agepan

Foto: Divulgação 

 Outubro Rosa é o nome dado à campanha internacional para sensibilização da população sobre o problema do câncer de mama.  Como forma de inclusão das mulheres que estão em situação de prisão em Mato Grosso do Sul, unidades prisionais femininas gerenciadas pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), por meio de parcerias, realizam uma série de ações neste período, reforçando iniciativas preventivas desenvolvidas no cotidiano.

Em Três Lagoas, o Estabelecimento Penal Feminino recebeu uma programação repleta, que envolveu desde palestras, exames a aulas de zumba, como incentivo ao cuidado com a saúde.

Durante toda a última semana, foi realizado um mutirão para a coleta de exames preventivos. “A importância da prevenção ao câncer de mama e de colo do útero” foi tema de palestra ministrada pela clínica da mulher.

As internas também receberam orientações da Coordenação de DST/Aids do Município, envolvendo demonstrações de como colocar o preservativo, além de apresentar estatística de contaminação pelo HIV.

Além de orientações sobre a prevenção ao câncer, as internas tiveram momento de descontração, como a aula de zumba

A programação foi encerrada com a aula de zumba e decoração de todo o presídio com a cor rosa, distribuição de laços e brindes alusivos e lanche especial.  “Foi uma programação muito positiva, pois buscamos chamar a atenção de cada uma delas sobre os cuidados necessários, e elas participaram bastante”, destacou a diretora do EPFTL, Leonice Guarini.

Em Ponta Porã, a unidade feminina também teve programação especial às reeducandas, com a realização de exames e decoração alusiva à campanha, com enfeites em tons de rosa.

Na Capital, no Estabelecimento Penal Feminino Irmã Irma Zorzi (EPFIIZ), foi realizada uma palestra da Rede Feminina de Combate ao Câncer, ministrada pelo médico Élcio Darlon Miranda. O evento contou com a presença da presidente Rede, Magda Bras Alves, e da voluntária da instituição, Dirce Ramos.

O presídio é parceiro da Rede Feminina em diversas ações, entre elas na confecção de perucas para mulheres em tratamento contra o câncer.

Na unidade semiaberta de Campo Grande, as custodiadas receberam, no início do mês, exames preventivos do colo do útero e mamografia com a unidade móvel do Hospital do Câncer de Barretos. Os equipamentos utilizados são de última geração, inclusive a coleta do preventivo é feita com luz de LED, que detecta até o vírus HPV, o qual pode ocasionar câncer no colo do útero. Além disso, a carreta possui o mamógrafo avançado, que emite todos os resultados digitais.

Servidoras

O mês também foi de atenção especial à saúde das servidoras da Agepen. Na sede da instituição, na capital, foi desenvolvido um trabalho de conscientização, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero, por meio da parceria com a Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems).

O ônibus da Saúde da Cassems realizou, sem cobrança do fator participativo, exames de mamografia para servidoras acima de 40 anos, e preventivos sem limitação de idade. Sob coordenação do Núcleo de Atendimento Psicossocial ao Servidor, a participação foi aberta a todas as agentes penitenciárias, independente da lotação.

A ação contou com a participação dos servidores das unidades prisionais do Estado

 

Servidoras penitenciárias e demais colaboradoras que trabalham no Estabelecimento Penal “Jair Ferreira de Carvalho” foram presenteadas com brindes relativos à campanha, com foco na importância de realização de exames. No presídio também foram afixados cartazes informativos.

Em Dourados, a direção, administração e a equipe de saúde da Penitenciária Estadual realizaram nos dias 22 e 24 deste mês, palestras sobre o tema, com os médicos Gabriel Ikejiri, especialista em Mastologia pela Unicamp, e Cássia Barbosa Reis, doutoranda em Doenças Infecciosas e Parasitárias e professora do Curso de Mestrado da UEMS, além da psicóloga da Agepen, Raquel Matos.

Foram abordados assuntos relacionados à doença, como prevenção, fatores de risco, abordagem, alimentação, autoestima, dinâmica em grupo e história verdadeira de luta contra o câncer.

Um dos momentos de emoção foi o depoimento da escritora e membro fundador da Academia Douradense de Letras, Ruth Hellmann, que falou sobre sua história de vida em combate ao câncer de mama.

Participaram as mulheres das áreas de Segurança e Custódia, Administração e Finanças, Assistência e Perícia, professores e os profissionais de saúde.

Portal do MS/PH

Campo Grande/MS, Saúde, Programa Especial, Agepan

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,333
Euro 6,223
Franco suíço 6,687
Yuan 0,749
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens