Presidente do Sindivest apresenta panorama do setor aos acadêmicos da FatecSenai
Estado - Educação - Qualificação Profissional
Os acadêmicos do curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais da FatecSenai Campo Grande participaram, na noite de ontem (10/02), da palestra sobre o setor do vestuário realizada pelo presidente do Sindivest/MS (Sindicato das Indústrias do Vestuário, Tecelagem e Fiação de Mato Grosso do Sul), José Francisco Veloso Ribeiro. O evento, no auditório térreo do Edifício Casa da Indústria, integra a programação da Semana Cultural da FatecSenai e também reuniu educadores e representantes da sociedade.
Francisco Veloso apresentou aos alunos um panorama do setor do vestuário no Estado, reforçando que o faturamento da cadeia têxtil no País é de aproximadamente US$ 60 bilhões. “O setor têxtil é hoje o 2º maior empregador da indústria de transformação e o 2º maior gerador do primeiro emprego no Brasil com cerca de 30 mil empresas. É o quinto maior produtor têxtil do mundo e representa 13,15 dos empregos na indústria de transformação e cerca de 3,5% do PIB total brasileiro”, enumerou.
Ainda segundo ele, em Mato Grosso do Sul o setor têxtil e vestuário possui 502 indústrias, sendo que 95% delas são micro e pequenas empresas e em Campo Grande estão concentradas 30% dessas indústrias. “O setor gerou em 2010 no Estado 25% dos postos de trabalho criados pela indústria de transformação e, nos próximos 18 meses, deve gerar mais de 2 mil novos postos de trabalho, sendo que 85% para a costura industrial e o restante nas funções de gestão, processos, entre outros”, adiantou.
O presidente do Sindivest/MS concluiu a palestra explicando que grandes empresas devem abrir novas plantas fabris no Estado graças aos incentivos fiscais concedidos pelo Governo do Estado. “Um decreto publicado em junho 2009 reduziu a cobrança de ICMS para as indústrias do setor de confecção em praticamente 100%, e, isso despertou o interesse de muitos executivos do país”, disse, destacando o apoio que o Sistema Fiems oferece para que as indústrias tenham ambiente favorável ao desenvolvimento no Estado.
FatecSenai
A coordenadora pedagógica da FatecSenai Campo Grande, Gilka Trevisan, explicou que a semana cultural tem oferecido aos estudantes a oportunidade de se confratenizar e também conhecer informações importantes sobre a economia do Estado, assim também como do setor de transformação. “É uma programação dedicada para integrar alunos novos e trazer a abordagem sobre a indústria do ponto de vista de uma liderança empresarial sobre um dos setores que mais cresce e mais oportunidades oferece no Estado”, afirmou,completando que nesta sexta-feira (11/02) será realizada uma atividade de dinâmica motivacional para integrar os estudantes.
A acadêmica Ana Carolina Estival, que trabalha no setor administrativo da MS Control e acaba de ingressar na FatecSenai, aprovou a programação. “É uma programação dinâmica e com muitas informações de interesse”, disse. Já o auxiliar de recepção da Endo Car Honda, João Augusto de Nadai, disse que a palestra possibilitou que ele conhecesse um dos setores mais fortes do Estado. “É um panorama muito interessante sobre a área têxtil que inclusive pode garantir carreira para quem decidir investir”, afirmou contando que está no 4º módulo do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais. Também no 4º módulo do curso da FatecSenai Campo Grande, o estudante Eduardo Santana, que é supervisor de produção na Real H, disse que a palestra abriu novos horizontes principalmente para quem trabalha no setor. “Vimos números bem expressivos e interessantes, principalmente para quem trabalha no setor”, disse, contando que está animado para concluir o curso junto com a primeira turma.
Fiems
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,692 |
Euro | 6,448 |
Franco suíço | 6,887 |
Yuan | 0,783 |
Iene | 0,039 |
Peso arg. | 0,005 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito