“Este notebook representa nada menos que meu esforço na escola”. Foi com este sentimento de conquista que o aluno Kelvys Cristian dos Santos, de 14 anos, recebeu seu prêmio por ser o melhor aluno entre todos os estudantes do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Sidrônio Antunes de Andrade, em Sidrolândia. Kelvys foi o primeiro aluno sul-mato-grossense a receber um notebook do governo do Estado através do programa Educação para o Sucesso. A entrega dos computadores começou nesta manhã (8).
“Quando eu soube que o governo ia dar computadores para os melhores alunos comecei e me esforçar mais para merecer este presente”, afirmou o aluno. “Nem quando chovia eu deixava de vir para a escola”. Até o ano passado a Escola Estadual Sidrônio Antunes de Andrade funcionava em um prédio antigo, no centro de Sidrolândia, e tinha duas salas de 9º ano. Kelvys foi o que obteve as melhores médias entre as duas salas.
“Para mim vai ser muito bom ter este computador novo, para pesquisar e poder melhorar ainda mais na escola”, comemora o estudante que ganhou umnotebook após ter seu computador antigo roubado. “Eu estava sem computador. Meu antigo, que não era notebook, foi levado num assalto na minha casa”, disse.
Segundo afirmou em seu discurso, o governador André Puccinelli vê a premiação como uma forma de incentivar as crianças e adolescentes a permanecerem na escola e melhorarem cada dia mais o rendimento no ensino. “Para assim, formar essa gurizada mais sabida”, comentou o governador que ainda reconheceu o importante papel da escola para o desenvolvimento de uma sociedade, sempre com a participação dos familiares neste processo de ensinamento: “a escola é a nossa segunda família; a primeira está no lar. Cabe à escola educar sim, mas a família tem um papel tão fundamental quanto”, analisou André.
“Hoje estamos entregando os notebooks para os melhores alunos de cada ano, mas vamos nos esforçar para, nos próximos anos, dar um computador para o melhor aluno de cada turma”, anunciou. Com a medida, conforme o governador, seriam adquiridos cerca de 9,5 mil notebooks, aproximadamente cinco mil unidades a mais que os 4,9 mil que serão entregues neste primeiro ano do programa Educação para o Sucesso.
“Com este projeto o governo do Estado dá um suporte muito importante para lutar contra a evasão escolar. Aumenta a frequência dos estudantes e chama a atenção para um comprometimento maior por parte deles”, explicou a diretora da Escola Estadual Sidrônio, Neide Osiro.
O projeto se caracteriza também por ir além de uma forma de premiação, dá oportunidade de inclusão digital para alunos que ainda não tinham um computador em casa. É o caso do estudante indígena Paulo Roberto Messias da Silva, de 16 anos. O jovem conta que a nova ferramenta vai auxiliar bastante nas aulas e para estudar para as provas. “Vou poder fazer os trabalhos, uma coisa que eu não podia antes, sem um computador”, afirma. Paulo é estudante da Escola Estadual Kopenoti, da aldeia Córrego do Meio, em Sidrolândia.
Mãe de seis filhos, cinco deles matriculados na Rede Estadual de Ensino, Maria Rosa da Silva Sales, conta que os kits escolares, também oferecidos pelo governo do Estado, auxiliam na economia da família, principalmente neste período de volta às aulas. “É difícil comprar material para todos eles, então a economia que a gente faz é muito grande”, observa. Maria é mãe da pequena Thalita, de 11 anos, estudante do sétimo ano da Escola Estadual Catarina Abreu. A menina também foi uma das premiadas com o notebook.
“Apesar da minha filha merecer, eu não tinha condições de comprar hoje um notebook para ela. Um computador como este muda bastante o rendimento escolar, com o uso da internet ela pode fazer pesquisas”, afirma Clarinda Coman do Carmo, mãe da aluna Karina, do 6º ano da Escola Catarina.
A mãe explica ainda que além do computador, outro grande acerto do governo do Estado foi o oferecimento do kit escolar, “porque é uma economia para nós que somos pais. E são materiais que minha filha vai usar porque são de boa qualidade”, avalia Clarinda. “O governador acertou em cheio com estes investimentos na educação. Porque é a educação que melhora o País”, conclui.
Em Sidrolândia, o governo de Mato Grosso do Sul vai distribuir 7.490 camisetas de uniforme da Rede Estadual e 3.745 kits escolares. Em todo o Estado, serão 640 mil uniformes e 320 mil kits. Os notebooks entregues pelo governo também são acompanhados de um pen drive de quatro giga bytes e uma mochila.
Para o jovem Thiago Frison, de 16 anos, também estudante da Escola Sidrônio Antunes de Andrade, o computador como presente renova e reforça e vontade de estudar. “Dá nova força, incentiva a gente a querer estar na escola, principalmente com este novo ambiente”, diz o estudante se referindo também às novas instalações de sua escola que ganhou um prédio totalmente novo e dentro do planejamento padrão de escolas do governo do Estado. Thiago foi o melhor aluno de todos os segundos anos do ensino médio e agora inicia o último ano na escola com uma nova ferramenta de ensino: o notebook. “Já estive empenhado no ano passado e agora vou me esforçar mais ainda”, garantiu.
noticias.ms.gov.br
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,419 |
Euro | 6,383 |
Franco suíço | 6,823 |
Yuan | 0,756 |
Iene | 0,038 |
Peso arg. | 0,004 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito