Sexta-Feira 19/04/2024 05:31

Indústria triplica número de trabalhadores em 20 anos

Estado - Desenvolvimento - Emprego e Renda

Com saldo de 10.096 empregos formais criados de janeiro a dezembro do ano passado, o setor industrial de Mato Grosso do Sul, composto pelas indústrias de transformação, de extrativismo mineral, de construção civil e de serviços de utilidade pública, alcançou um estoque total de 113.398 postos de trabalho, o que representa mais do que o triplo do número de trabalhadores que as indústrias do Estado tinham há 20 anos e mais do que o dobro da quantidade de funcionários do setor na década, conforme levantamento do Radar Industrial da Fiems com base nos dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho e Emprego.  

“Os números demonstram que Mato Grosso do Sul está no caminho certo. O Sistema Fiems avança cada vez mais no propósito de dar apoio integral à produção com ações de qualificação de mão-de-obra, educação trabalhador e representatividade institucional”, avalia o presidente da Fiems, Sérgio Longen, completando que esse acelerado processo de industrialização do Estado traz uma série de demandas que precisam ser atendidas para levar os benefícios desta nova economia para o maior número possível de municípios e pessoas. “A competitividade deve ser a marca da nossa indústria”, definiu.  

Sérgio Longen reforça que neste ano é necessário elaborar um planejamento para definição de uma política pública que amplie as oportunidades do desenvolvimento industrial para outras regiões do Estado, como, por exemplo, a fronteira e o norte, além de áreas específicas no cone-sul e centro. “Precisamos integrar para desenvolver. Por isso mesmo, já estamos articulando para consolidar ao longo deste ano um movimento envolvendo o Governo do Estado, as Prefeituras Municipais e as lideranças representativas das bancadas estadual e federal de cada região para traçar um plano de ações conjuntas com o setor produtivo, representado pela Fiems, Fecomércio e Famasul”, declarou.  

Evolução  

Enquanto em 1990 as cerca de 3,7 mil indústrias instaladas em Mato Grosso do Sul empregavam 32.398 trabalhadores, em 2000 as 5,2 mil empresas do setor contavam com 45.761 industriários e, no ano passado, as 9,5 mil indústrias fecharam o ano com 113.398 empregados, ou seja, aumento de 250% em 20 anos e de 148% na década. Já na comparação com o desempenho de 2009, quando as 9 mil indústrias instaladas no Estado empregavam 103.302 trabalhadores, o crescimento do ano passado foi de 10%, consolidando 2010 como o ano em que o setor manteve sua elevada participação sobre o saldo total de empregos formais criados no ano em nível estadual - 36,1% dos 27.975 novos postos formais de trabalho.  

Ainda com relação à participação sobre o saldo total de empregos formais criados no Estado em 2010, a indústria ficou atrás, somente, do setor de serviços, que representou 36,4% ou 10.177 novos empregos. Na seqüência aparecem os setores de comércio com 7.436 vagas ou 26,6%, agropecuária com 340 vagas ou 1,2% do total de novos empregos criados em Mato Grosso do Sul no ano de 2010 e administração pública com uma queda equivalente a 0,3% ou 74 vagas a menos. Dessa forma, graças ao bom desempenho do setor industrial no ano passado, o Estado encerrou a primeira década do século 21 com o saldo acumulado de 551,5 mil postos formais de trabalho, o que indica uma elevação equivalente a 5,34% sobre o estoque total verificado ao fim de 2009.  

Índice de Evolução  

Apenas de 2005 a 2010, período avaliado pelo Índice de Evolução do Emprego Formal - que foi criado pelo Radar Industrial da Fiems para mostrar a evolução ocorrida no estoque de empregos formais em Mato Grosso do Sul a partir do estoque verificado no fim de 2005 –, a indústria estadual foi responsável pela abertura de 45.129 postos formais de trabalho, média anual de 9.026 vagas. No mesmo período, o conjunto da economia estadual gerou 132.285 novos empregos, ou seja, 34,1% do total de empregos criados se originaram nas atividades industriais, sendo a maior participação entre os segmentos econômicos no Estado.

Na seqüência aparecem os setores de serviços, com a criação de 40.674 vagas ou 30,7%, comércio, com 25.713 ou 19,4%, administração pública, com 14.446 ou 10,9%, e a agropecuária, com 6.323 ou 4,8% do total de empregos formais criados no Estado entre os anos de 2005 e 2010. O índice no setor industrial, na posição verificada em de dezembro de 2010, foi de 166,1 pontos, indicando um crescimento de 66% sobre o estoque do ano base (2005). Na mesma comparação, o setor de serviços apresentou um índice de 140,8 pontos e crescimento de 41%, enquanto o comércio alcançou 132,1 pontos (+32%), a agropecuária chegou a 111,5 pontos (+12%) e a administração pública com 112,4 pontos (+12%).

No caso do emprego formal total em Mato Grosso do Sul, o índice de evolução alcançou a marca 131,6 pontos (+32%).   Segundo análise do Radar da Fiems, constata-se, deste modo, que no período compreendido entre 2005 e 2010, o ritmo de expansão do emprego formal na indústria em Mato Grosso do Sul foi 26% maior que àquele apresentado pelo conjunto da economia estadual. Na mesma comparação, em relação aos segmentos de serviços, comércio, administração pública e agropecuária, o ritmo de expansão da indústria foi maior em 18%, 26%, 48% e 49%, respectivamente.

 

fiems.org.br

Empregos, Desenvolvimento, Triplica

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,059
Euro 5,481
Franco suíço 5,609
Yuan 0,699
Iene 0,033
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens