Quinta-Feira 28/03/2024 07:44

MS gerou 62,6 mil empregos em quatro anos e diversificou sua economia

Estado - Desenvolvimento - Geração de Empregos

Foto: Edemir Rodrigues

Em quatro anos Mato Grosso do Sul gerou 62.663 empregos formais, de acordo com levantamento da Fundação Estadual do Trabalho (Funtrab). Baseando a pesquisa no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o diretor-geral da Fundação, Cícero Ávila, explica que o índice representa um crescimento de 17,76% do total de estoque de empregos criados no Estado. O saldo, segundo Cícero, é resultado de uma economia com a base diversificada - compromisso apontado pelo governador André Puccinelli como prioridade da administração.

“O compromisso do governador era a diversificação da base econômica e ao fim desses quatro anos, sem sombra de dúvidas, pelo viés do emprego fica evidente que nós conseguimos cumprir bem esta tarefa”, afirma o diretor-geral da Funtrab.

  

Cícero Ávila aponta industrialização como grande motor da economia atual de MS

Ele observa que anteriormente a economia sul-mato-grossense era baseada no setor primário da economia (agricultura e pecuária) e no setor terciário, que abrange comércio e serviços – este último com índices elevados de informalidade. Com incentivos do governo do Estado, que investiu em infraestrutura – como logística e transporte –, aliado ao comprometimento dos municípios, o Estado atraiu indústrias e diversificou a base da economia.

“O grande desafio era crescer a indústria, porque quando se investe neste setor fazemos crescer o setor primário porque a indústria demanda insumos e matérias-primas. Impacta-se o setor terciário porque junto da indústria temos um conjunto de serviços que são acrescidos no entorno dela, como segurança, limpeza, transporte, comunicação e outros que se ampliam para atender a esta demanda da atividade industrial”, detalha.

O setor da construção civil contratou 13,07% do total de trabalhadores empregados em quatro anos

De 2007 a 2010, o setor da indústria foi responsável por 23,39% do total de empregos gerados em Mato Grosso do Sul, conforme aponta Cícero Ávila. Setores como comércio e serviços aparecem logo em seguida com 22,21% e 22,16% respectivamente. A lista também traz o setor extrativo mineral, sendo responsável por 14,27% dos empregos gerados ao fim de quatro anos e 13,07% da construção civil.

Emprego em todo MS

Um estudo realizado em 2009 pelo Observatório do Trabalho da Funtrab aponta ainda que atualmente já é possível observar uma forte atividade econômica industrial em sete das nove regiões de Mato Grosso do Sul. “Quando crescemos este emprego regionalmente podemos afirmar também que está havendo uma redução das desigualdades regionais. Porque quando o emprego formal chega na maioria das regiões o governo cumpre uma outra função importante que é fazer o Estado se desenvolver como um todo, gerando bem-estar social”, analisa Ávila. 

Para atender o desenvolvimento econômico que culmina em geração de trabalho, o Estado amplia também seu sistema público de empregos. Atualmente são disponibilizados 23 Centros Integrados de Atendimento ao Trabalhador (Ciats).

Governador André em entrega de Ciat em Nova Alvorada do Sul. Ao todo são 23 centros inaugurados

“Este ano vamos inaugurar mais oito Ciats, chegaremos à nossa meta atual que é de 31 centros em todo o Estado. Isso vai permitir uma cobertura muito mais ampla em todo o sistema público de empregos do Estado e agora com a mudança do novo sistema web, nós vamos estudar um mecanismo para que haja uma expansão desta rede, com a parceria dos municípios, para todas as regiões que queiram”, afirma.

Além de oferecer serviços como encaminhamento ao mercado de trabalho, solicitação de seguro-desemprego, oferecimento de linhas de crédito através do Banco da Gente, é também nos Ciats que o trabalhador tem acesso à capacitação.

Qualificação

Segundo o diretor-geral da Funtrab, nos últimos quatro anos a Fundação capacitou 15.807 trabalhadores que saíram mais qualificados para atender à demanda do mercado de trabalho. No total foram investidos quase R$ 23 milhões em capacitação, entre investimentos próprios do governo do Estado e em parceria com a União. “Crescemos em qualidade e agora queremos consolidar isso dando suporte de formação para os sul-mato-grossenses”, completa.

“O melhor mecanismo de inclusão social e de distribuição de renda que existe em uma sociedade capitalista é o emprego. Não há outra política social mais receptiva para que haja uma desconcentração de renda e maior inclusão social, maior capacidade de consumo. Portanto, quando falamos de geração de empregos, estamos falando de melhoria do bem-estar social de uma população”, conclui Cícero Ávila.

Noticias MS

Mato Grosso do Sul, diversificação da base econômica, indústria, inclusão social

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 4,955
Euro 5,380
Franco suíço 5,606
Yuan 0,689
Iene 0,033
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens