Quarta-Feira 24/04/2024 20:28

Grupo Pothencia, produção de madeira nobre, muda sede para Campo Grande

Estado - Investimento Privado - Expansão de Negócios

Foto: Ilustração / uso / madeira nobre

Conforme dados veiculados pelo site Painel Florestal, o Grupo Pothencia transferiu nessa semana sua sede administrativa para a cidade de Campo Grande-MS. Atuando nos segmentos de reflorestamento, tecnologia animal e irrigação por gotejamento, o grupo foi fundado em 2004, em Maringá, no Paraná, de onde comandava todas as operações do grupo. A mudança de sua sede para o Estado de Mato Grosso do Sul, é uma decisão de caráter estratégico, considerando os planos de expansão das atividades produtivas, foco da empresa hoje.

O diretor-presidente e fundador do grupo, Jarbas Leão Calheiros Magro, diz que a transferência da sede do Paraná para o Mato Grosso do Sul estava planejada desde a compra da primeira fazenda em Camapuã. “Temos que ficar mais próximos da nossa área produtiva e monitorar de perto a produção de mudas selecionadas e o desenvolvimento das florestas. Campo Grande tem uma localização estratégica e vamos investir ainda mais no Estado”, afirma.

A Empresa

O grupo investe em Mato Grosso do Sul desde 2007. É no Estado que está localizado o primeiro plantio de florestas de madeira nobre e o viveiro de mudas. Uma das fazendas, com 880 hectares, está localizada em Camapuã, há 138 quilômetros de Campo Grande. Na propriedade estão sendo cultivados mais de um milhão de árvores das espécies Canafístula, Guanandi e Ipê Rosa, que serão destinados para atender aos setores moveleiro, da indústria naval e da construção civil.

Em três anos e meio, o grupo já investiu cerca de R$ 12 milhões no Mato Grosso do Sul. O dinheiro foi aplicado na estrutura de viveiros, edificações, aquisição de fazendas, maquinários, sistema de irrigação e implantação e manutenção de florestas.

Investimentos

Para a próxima década, de acordo com o empresário, a meta é investir cerca de R$ 100 milhões, no Estado, incluindo os novos negócios na área de nutrição animal e em um inovador sistema de irrigação por gotejamento. “Nós queremos somar com todos os segmentos da cadeia produtiva da madeira. Até 2020, vamos chegar a 15 milhões de árvores plantadas e com uma fábrica em plena atividade, com capacidade para processar algo em torno de 280 mil metros cúbicos por ano. Vamos produzir painéis, que usam o eucalipto e pinus junto com a madeira nobre para a fabricação de móveis, pisos, itens para a construção civil, entre outros produtos, voltados para o mercado interno e para exportação”, ressalta.

O empresário explica que o Grupo Pothencia tem uma proposta inovadora, sendo o maior do Brasil, em número de árvores cultivadas, voltado para espécies de madeira nobre nativa das Américas. “Nossa proposta é semelhante ao que ocorreu com o eucalipto quarenta anos atrás. Desenvolvemos tecnologia para acelerar o crescimento de nossas árvores, aumentar a resistência a pragas e garantir homogeneidade da floresta. A diferença é que a nossa madeira consegue agregar mais valor e está sendo produzida para atender a um nicho de mercado específico”, reforça.

Painel Florestal (adaptado por MSHoje.com)

Grupo Pothencia, reflorestamento, tecnologia animal, irrigação por gotejamento

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens