Quarta-Feira 24/04/2024 05:29

Medidas de apoio à pecuária sul-mato-grossense serão lançadas esta tarde

Estado - Desenvolvimento - Incentivo a Pecuária

Foto:Edemir Rodrigues

         O governo do Estado vai adotar medidas de apoio aos produtores rurais para beneficiar a pecuária sul-mato-grossense. As ações, que incluem a Guia de Trânsito Animal (GTA) eletrônica e a recontagem do rebanho bovino do Estado, serão lançadas hoje (16), às 14h30 no auditório da Governadoria, com a feira de tecnologia agropecuária Showtec, que acontece de 1° a 3 de fevereiro de 2011 em Maracaju, com a presença de representantes do setor produtivo.

         O conjunto de medidas inclui o ajustamento da quantidade de animais existentes nas propriedades rurais com os dados informados na Declaração Anual do Produtor (DAP) para  unificação das informações repassadas à Secretaria de Fazenda do Estado (Sefaz) e à Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) referente ao rebanho bovino e bubalino, especificado por espécie, sexo e idade (era). O projeto de lei que trata da unificação das informações foi votado ontem (15) pela Assembleia Legislativa.

        A declaração deve ser entregue entre 1º de maio e 15 de junho de 2011 e inclui todo o estoque efetivo de animais existentes em cada uma das propriedades em nome do produtor.

        O ajustamento das informações é necessário porque muitos produtores rurais, para manterem a compatibilidade formal dos dados consignados na DAP, vêm acumulando, ao longo dos anos, divergência entre o estoque declarado e o estoque real do rebanho. “A unificação das informações vai permitir que as distorções sejam corrigidas”, explica a secretária de Produção, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias. “Será vida nova para o produtor”, resume.

         A unificação das informações permitirá que a Iagro tenha maior controle sobre o banco de dados, o que vai possibilitar ao órgão de defesa sanitária atuar preventivamente no combate à doenças que prejudicam os animais, principalmente a febre aftosa.

         Após o período concedido à entrega das declarações, a Iagro vai realizar o registro de movimentação de animais bovinos e bubalinos na ficha sanitária ou emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) somente para o produtor rural que tenha entregue o documento, exceto quando se tratar de animais gordos para abate. O produtor deverá informar periodicamente as mortes e os nascimentos de animais; as entradas de animais provindos de outras unidades da Federação e outras ocorrências que implicarem a alteração quantitativa dos rebanhos, exceto as entradas e saídas de animais acobertadas por GTAs emitidas regularmente nas unidades locais da Iagro.

         Para facilitar a contagem dos animais o governo do Estado fixou para o mês de maio de 2011 a data para vacinação de todo o rebanho contra febre aftosa. “Deverão ser vacinados cem por cento dos animais de todas as eras”, explica a diretora-presidente da Iagro, Maria Cristina Carrijo. Em novembro acontecerá a imunização dos animais de 0 a 24 meses, ao contrário do que ocorre normalmente.

            e-GTA

O conjunto de medidas que será anunciado amanhã pelo governador André Puccinelli inclui o lançamento da Guia de Trânsito Animal Eletrônica (e-GTA). A implantação da e-GTA é mais um passo para a modernização tributária do setor produtivo promovida pelo Executivo, que inclui também a emissão da Nota Fiscal do Produtor Eletrônica (NFP-e). A emissão dos documentos via Internet vai proporcionar mais comodidade aos proprietários rurais, mas continuarão a ser emitidos em papel pela Iagro e Agência Fazendária (Agenfa).

A guia eletrônica será emitida por meio de cartão magnético, que contém um ship com todas as informações referentes à propriedade rural cadastrada em nome do produtor. A máquina para leitura do dispositivo eletrônico vai estar interligada, via satélite, ao sistema da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) para envio de dados em tempo real. O equipamento estará disponível em todos os postos da Iagro no Estado e nas sedes dos sindicatos rurais. A máquina também poderá ser adquirida pelo produtor que apresentar interesse pelo grande volume de transações efetuadas em nome de sua propriedade.

A e-GTA contém informações referentes à quantidade de bovinos, sexo dos animais, a marca do rebanho, procedência, localidade de destino, finalidade, meio de transporte, datas das vacinações contra brucelose e aftosa. Para emissão da e-GTA é preciso anuência do médico veterinário responsável pela propriedade, cadastrado na Iagro. O documento também especifica a localização da emissão do GTA e a identificação do terminal utilizado. A guia possui ainda um código de barras para leitura nos postos de fiscalização da Iagro.

Para poder emitir a e-GTA o pecuarista deve renovar seu cadastro na Agência Estadual de Defesa Sanitária e ter um responsável técnico pela propriedade cadastrado no Conselho Regional de Medicina Veterinária e no Ministério da Agricultura. Outro requisito exigido é estar com a vacinação do rebanho em dia - contra febre aftosa e brucelose - e não possuir nenhuma pendência sanitária em nome da propriedade.

Depois de implantado o sistema, “o produtor só terá que ir a Iagro em casos de excepcionalidade”, diz a secretária de Produção. Com a emissão da GTA via cartão magnético vai diminuir a movimentação nas unidades da Iagro e “o produtor poderá ser recebido com mais tranquilidade”, afirma a titular da Secretaria de Produção.


NoticiasMS / Luciana Gabas

medidas de apoio, produtores rurais, pecuária sul-mato-grossense

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens