Quinta-Feira 25/04/2024 00:33

Encerrado em Inocência O 2º Seminário - Plantar Florestas é um Bom Negócio!

Desenvolvimento - Culturas Alternativas

Foto: Painel Floretal

O 2º Seminário" Plantar Florestas é um Bom Negócio! Eucalipto e Seringueira", realizado na Cidade de INOCÊNCIA/MS, foi encerrado ontem (24/11), seguindo a programação evento divulgada pelo site Painel Florestal, Sindicato Rural e Prefeitura Muinicipal de Inocência.

Conforme relato, o representante do Portal Assisthe, Marco Cerqueira encerrou a rodada de palestras realizadas no primeiro dia, sendo que no dia de ontem (24/11) foram feitas visitação a campo com todos os participantes para conhecimento das potencialidades e possibilidades de cultivo de florestas, conforme programação.

O Evento

 Após a abertura do “2º Seminário Plantar Florestas é um Bom Negócio! Eucalipto e Seringueira”, o ciclo de palestas foi iniciado com seu enfoque principal. A seguir, com o tema: “O manejo correto da seringueira”. O engenheiro florestal, Marcos Roberto Murbach, destacou pontos essenciais para um bom plantio. “É importante verificar o local, pois é preciso que a área seja de solo profundo, sem excesso de água, porém deve-se escolher uma área próxima a um reservatório de água, são necessários 1.300 a 1.500 milímetros de chuva, ausência de geada, não pode ter erosão no solo. É preciso lembrar que brachiaria e seringueira não combina. E, a fertilidade do solo não é limitante”, explica o engenheiro.

Outro ponto destacado foi a época do plantio, “a seringueira deve ser plantava na entrada do verão, para um bom resultado”.

Em outra palestra, engenheiro agrônomo Pedro Frâncio Filho, compara o potencial e a produtividade brasileira com a de países europeus. Para Pedro, a Europa é um continente muito procurado pelos brasileiros para fazer turismo, porém o Brasil é assediado pelos estrangeiros para investimento industrial. O Brasil possui cerca de 60 milhões de áreas degradadas sendo que 43 milhões estão totalmente degradados. O País hoje é o mais atrativo da América Latina para investimentos, porém o Brasil possui apenas 0,7% do território nacional com florestas plantadas.

O palestrante destaca ainda que várias empresas de papel e celulose já descobriram o potencial brasileiro, especialmente o estado de MS por estar em uma região estratégica para escoamento de produção e principalmente pelo solo produtivo que apresenta.

Ainda no evento, o gerente florestal da Florestal Brasil Antônio Ricardo Alckmin, informou que pela primeira vez, fundos de pensão brasileiros investiram em florestas plantadas em áreas degradadas. A empresa atua principalmente nas regiões de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

A Florestal Brasil trabalha com parcerias com produtores rurais, cerca de 70% de todo o programa é feito em área terceirizada. Ricardo Alckmin explica que existem dois tipos de contratos, o de parceria e o de arrendamento. “A vantagem para o produtor é que ele aproveita as áreas degradadas ou ociosas da propriedade, diversifica as atividades e a empresa faz todos os investimentos financeiros e tecnológicos necessários”, avalia.

Na ùltima palestra do dia, com o tema "mercado de seringueira e novas tecnologias", Marco inicia sua apresentação fazendo um alerta aos novos produtores, “as pessoas que desejam entrar no negócio devem primeiro conhecer como funciona a cadeia, desde os fornecedores de insumo, passando pelos produtores, depois pelas usinas de beneficiamento até chegar à usina final”, declara.

A borracha natural é utilizada na fabricação de preservativos, na indústria médica e automobilística. Na Ásia, principal continente produtor a madeira também é bastante comercializada na construção civil, para pisos, revestimentos em azulejos e painéis que podem substituir os de MDFs. Só a Malásia fatura cerca de 2 bilhões por ano apenas com a exploração da madeira de seringueira que é comercializado entre US$50 e US$ 220 por m³.

Os países asiáticos juntos produzem 93% da borracha consumida no mundo, porém eles também são os principais consumidores, são responsáveis por 70% do total produzido. “O governo asiático incentiva a cultura dos seringais replantados, já depois da primeira sangria o produtor extrai a árvore e vende a madeira”, explica Cerqueira.

A Tailândia, Malásia e Indonésia são responsáveis por 70% da produção mundial, porém não existe nenhum grande produtor. “È um trabalho de formiguinha, explica Marco, tem produtor que possui apenas 300 árvores, mas é de pouco em pouco que esses países garantem essa produção astronômica”, declara o palestrante.

O Brasil possui 150 mil hectares de área plantada com seringueira, cerca de 6 bilhões da espécie. Porém esse número é insuficiente para manter o consumo do País e para repor a depreciação das árvores. Para o Brasil se tornar auto-suficiente, o País teria que plantar pelo menos 10 vezes mais do que se planta atualmente.

O Brasil é hoje o principal produtor da América Latina, mas se comparado a padrões mundiais, o País é responsável apenas por 1,2% da produção mundial. “Infelizmente não somos os atores principais dessa cena, por isso não ditamos regras, apenas acompanhamos o que nos é imposto pelo mercado asiático”, revelou Marco Cerqueira.

Para Marco o principal problema que afeta a produção brasileira é a do produtor não reconhecer que a cultura do seringal é a longo prazo, e a medida que o mercado aquece os produtores investem no plantio, e quando o preço cai recuamos a produção, sem pensar que esta indústria é rentável em 10 anos.

Marco Cerqueira acredita que o mercado asiático embora muito aquecido no momento, não possui mais área livre para plantio. “A tendência é de que o Brasil seja o principal fornecedor de borracha natural nos próximos 20 ou 30 anos e para suprir essa demanda teremos que plantar 16 bilhões de pés”, conclui.

Organização do evento: Painel Florestal

Painel Florestal (adaptado por MSHoje.com)

Inocência, seminário, plantar florestas, mercado, seringueira, novas tecnologias

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens