Sábado 11/10/2025 23:51

Descaso com a Tríplice Fronteira amazônica traz prejuízos à região

Brasil - Ações Públicas - Problemas na Segurança da Fronteira

Foto: Divulgação 

A divisa brasileira com Colômbia e Peru, conhecida como Tríplice Fronteira amazônica, é um local de afluxo para a entrada de drogas e armas no Brasil. A ausência do Estado permite que facções criminosas atuem na região.

Informações coletadas com autoridades brasileiras apontam que 70% das drogas ilícitas que entram pela Amazônia passam pelo Município de Tabatinga (AM), que divide fronteiras com Leticia (Colômbia) e Santa Rosa do Javari (Peru). A região, segundo o delegado responsável pela Polícia Federal (PF) no Município, Marcos Vinicius Meirelles Menezes, é uma terra sem lei porque, no Amazonas, os rios são as rotas preferenciais do escoamento de cocaína e maconha para dentro do Brasil.

Entre o Peru e o Brasil, o rio Solimões é o principal meio de locomoção. Através dele é possível, em alguns minutos, cruzar a fronteira de barco, sem grandes dificuldades. O mesmo vale para a fronteira seca com o lado colombiano.

A Tríplice Fronteira apresenta um nível estrondoso de subdesenvolvimento social e econômico, facilitando a atuação do narcotráfico. Sem a presença de autoridades brasileiras na fronteira, carros e pessoas transitam entre os países sem fiscalização.

Para o prefeito de Tabatinga, Saul Bemerguy, a mão de proteção do governo federal é distante da tríplice fronteira. “Apesar de ser uma região de segurança nacional, não existe segurança. Entre 2009-2012 nós conseguimos a presença da Força Nacional de Segurança. Mas foram embora e não voltaram mais. Os países vizinhos são foco do narcotráfico e o Município sozinho não dá conta de atuar sobre a questão da segurança”, desabafou.

O gestor municipalista esteve com o governador do Amazonas, que acenou com bons olhos para a necessidade local, firmando um compromisso de enviar novas viaturas e melhorar o efetivo policial. “É muito difícil sem a ajuda dos governos. Para termos condições de segurança e combate ao narcotráfico, é imprescindível a mão forte do governo federal para compor com os governos estadual e municipal”, defende Bemerguy.

Desafios
Segundo o procurador Pablo Luz de Beltrand, responsável da Procuradoria-Geral da República (PGR) na região de fronteira, "a região é sensível, é uma região de escoamento de narcotráfico, perto da segunda maior terra indígena do Brasil, no Vale do Javari. Enfim, região de muitos indígenas, alguns dos quais em situação de isolamento, de não-contato com a nossa sociedade, com a nossa cultura. Tudo isso faz com que a região seja de fato muito delicada".

Mesmo com a presença de organismos federais em Tabatinga, como Exército, Marinha, Aeronáutica, Fundação Nacional do Índio (Funai), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), e a Receita Federal, a demanda de trabalho ainda não é suprida. " A verdade é que, hoje em dia, nenhum órgão está à altura dos desafios que a região apresenta. Apesar dessa presença de diversos órgãos, a realidade é que muitos deles estão com seus recursos materiais, humanos e insumos em uma quantidade menor do que aquela que seria necessária para o enfrentamento com uma efetividade maior ao problema do tráfico de drogas, ao problema das questões indígenas, ao problema relacionados ao comércio transfronteiriço", completou Beltrand.

As autoridades ouvidas, desde Manaus até a Tríplice Fronteira, foram unânimes em criticar a ausência de coordenação entre as polícias – Federal, Militar e Civil – e as Forças Armadas para o combate ao tráfico de drogas e outros crimes comuns na região, como o contrabando de combustíveis.

"A segurança pública no Brasil é totalmente desconectada. A Polícia Militar não fala com a Polícia Civil, a Polícia Civil não fala com a Polícia Federal, a Polícia Federal não fala com a Polícia Militar, eles não têm uma coordenação", resumiu o juiz do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJ-AM), Luís Carlos de Valois.

Monitoramento
O Observatório do Crack da Confederação Nacional de Municípios acompanha a questão do tráfico de drogas na fronteira brasileira desde o ano de 2013. Foram realizados dois estudos com este recorte. Neles, constam informações sobre o mapeamento da problemática que os entorpecentes causam nestas localidades, dados sobre Municípios que são rota de tráfico e quais tipos de drogas são comercializadas, os equipamentos dos governos federal e estaduais presentes e sua articulação com as prefeituras, além de mapear a oferta de tratamento na rede local.

Portal CNM

Ações Públicas, Tríplice Fronteira Amazônica, Problemas na Segurança da Fronteira

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,333
Euro 6,223
Franco suíço 6,687
Yuan 0,749
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens