Quarta-Feira 25/06/2025 18:51

Sistema de drenagem e manejo de águas pluviais de Vinhedo (SP) previne desastres

Brasil - Ações Públicas - Obras/ Infraestrutura

Foto: Divulgação 

Um Município do interior do Estado de São Paulo é a prova de que, a partir de um Plano Municipal de Saneamento Básico e de um eficiente sistema de drenagem urbana, é possível prevenir e reduzir os prejuízos dos desastres naturais. Vinhedo (SP) executou, nos últimos anos, um trabalho de excelência voltado à gestão de riscos, diminuindo consideravelmente as inundações, alagamentos e enxurradas que eram recorrentes e causavam danos e prejuízos incalculáveis aos cofres públicos.

Em reconhecimento aos esforços da administração local e como parte da divulgação de boas práticas da campanha Outubro Urbano: Construindo cidades sustentáveis e resilientes, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) traz detalhes do planejamento do Município paulista e destaca ações que podem ser replicadas em outros locais. O Outubro Urbano é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para incentivar cidades resilientes. Pelo conceito, essas são localidades que resistem a impactos negativos causados por desastres, absorvendo e se recuperando de forma eficiente dos danos e prejuízos, priorizando o uso sustentável dos recursos naturais no âmbito urbano, a preservação e a conservação do meio ambiente, o bem-estar e a qualidade de vida da população local.

É o caso de Vinhedo, localizado na micro e mesorregião de Campinas, a 75 quilômetros da capital paulista e com cerca de 75 mil habitantes. Em 2018, o Município realizou diversas ações, entre as quais destacam-se a revisão do Plano Diretor Participativo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, e a Revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), elaborado pela Sanebavi, com apoio das secretarias de Serviços Municipais e de Meio Ambiente e Urbanismo. A revisão do PMSB, que recebeu recursos a fundo perdido do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), atende às exigências da Política Nacional de Saneamento Básico (Lei 11.445/07) e da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10). Os documentos abordam a drenagem e o manejo de águas pluviais.

Em relação à campanha Construindo Cidades Resilientes, lançada internacionalmente em 2010 pelo Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (UNISDR/ONU), Vinhedo também teve participação ativa. Ao lado de Campinas, o Município aderiu à iniciativa e acabou recebendo o certificado da Organização internacional como cidade modelo de boas práticas na construção de resiliência para a redução de riscos e desastres.

 vinhedo SPEstrutura e ações
A prefeitura, preocupada com os desastres recorrentes causados pelas chuvas, criou sua Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil e, em 2009, elaborou um estudo preliminar em que foram apontadas 34 áreas de riscos para deslizamentos e alagamentos. Em 2010, a administração local criou o Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SIMPDEC) e o Departamento Municipal de Defesa Civil (DEMDEC), com a participação direta das 17 secretarias municipais. Também foi criado o Fundo Social de Solidariedade e a Autarquia Municipal de Saneamento Ambiental (SANEBAVI).

Com o mapeamento das áreas de risco, os órgãos investiram, com recursos próprios, em obras de prevenção e mitigação de desastres, em especial, no sistema local de drenagem. Além de adquirir equipamentos e ferramentas de mapeamento, monitoramento e para as ações preventivas, mitigatórias, de resposta e recuperação, realizou-se a prevenção de drenagem com desassoreamento de córregos, colocação de aduelas, aumento de capacidade de vazão e obras de contenção de encostas. Atualmente, o SIMPDEC conta com 36 servidores públicos espalhados nas secretarias municipais e na autarquia Sanebavi. Já o DEMDEC tem 10 servidores em dedicação exclusiva, 24 horas por dia.

Vinhedo SPCaracterísticas e legislação
O sistema de drenagem é formado pela microdrenagem, que corresponde a boca de lobo, sarjetas, poço de visita, tubos de ligações e condutos; e pela macrodrenagem, que é o conjunto de obras para escoamento das águas de forma a atenuar os problemas de erosões, assoreamento e inundações.

A CNM destaca que, para a execução de qualquer obra de drenagem nos Municípios, são necessárias: a Licença Prévia (LP), concedida na fase preliminar do planejamento, aprovando sua localização e concepção; a Licença de Instalação (LI); as medidas de controle ambiental e a Licença de Operação (LO). Importante lembrar que a cobrança pela prestação do serviço público de drenagem e manejo de águas pluviais urbanas deve considerar, em cada lote urbano, os percentuais de impermeabilização e a existência de dispositivos de amortecimento ou de retenção de água de chuva, bem como poderá considerar:
I - o nível de renda da população da área atendida;
II - as características dos lotes urbanos e as áreas que podem ser neles edificadas.

Portal CNM

Sistema de Drenagem, Manejo de Águas Pluviais, Vinhedo, Obras, Infraestrutura

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens