Proposta dos economistas dos presidenciáveis para 5 temas: contas públicas
Brasil - Economia - Eleições 2018
Assessores econômicos responderam sobre teto de gastos, impostos, subsídios e privatizações; G1 publica série sobre propostas das campanhas para a economia.
Foto: Arte/G1
As contas públicas se tornaram uma das principais dificuldades da economia brasileira, com o país gastando mais do que arrecada e enfrentando dificuldades para promover as medidas de ajuste fiscal. O G1 ouviu as opiniões dos assessores econômicos dos candidatos à Presidência sobre esse tema.
O governo fecha as contas no vermelho desde 2014 e chegou ao rombo de R$ 124 bilhões em 2017. Para este ano, o déficit deve ser ainda maior: a meta fiscal é de R$ 159 bilhões negativos.
O descontrole das contas públicas trouxe efeitos negativos para a economia, como a perda do grau de investimento – uma espécie de selo de bom pagador que permite que investidores apostem no país com segurança. Também fica prejudicada a capacidade do governo de fazer investimentos para estimular a economia.
Entrevistas
A partir desta segunda-feira (17), o G1 publica ao longo desta semana uma série de reportagens sobre as propostas eleitorais em relação aos principais temas econômicos. Foram consultados os assessores econômicos dos cinco candidatos mais bem posicionados nas últimas pesquisas Ibope e Datafolha.
Assim como os demais partidos, a campanha de Jair Bolsonaro (PSL) foi procurada com 2 semanas de antecedência, mas não aceitou conceder entrevista no prazo proposto pelo G1. As opiniões sobre os temas são as que constam do programa de governo do candidato e as expressadas pelo economista do partido em entrevista à Globonews.
A série de reportagens vai abordar os seguintes temas:
17/09 - Contas públicas
18/09 - Previdência
20/09 - Desemprego
21/09 - Fraco crescimento econômico
22/09 - Reforma trabalhista
G1
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão