Quinta-Feira 06/11/2025 12:17

Contribuições para protocolo de tratamento a obesidade e sobrepeso podem ser feitas até esta terça

Brasil - Saúde - Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas

Foto: Divulgação 

Termina nesta terça-feira, 11 de setembro, o prazo para representantes da sociedade civil e profissionais de saúde contribuírem com a elaboração do primeiro Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para tratamento de casos de obesidade e sobrepeso. Uma enquete pública foi lançada pelo Ministério da Saúde para aprimorar e qualificar o atendimento e a conduta terapêutica de pacientes na atenção básica e especializada no Sistema Único de Saúde (SUS).

A obesidade é uma das doenças que mais tem crescido nos últimos anos em nível global, e a adoção do protocolo deve contribuir para prevenir e controlar a obesidade e o sobrepeso no país, além de garantir mais segurança e efetividade clínica e científica aos profissionais de saúde. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), existem pelo menos 650 milhões de obesos no mundo.

No Brasil, segundo a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), um em cada cinco pessoas estão obesas e mais da metade da população das capitais estão com excesso de peso. Esses números impactam diretamente no SUS, que em 2012 contabilizou pouco mais de mil cirurgias bariátricas e reparadoras de pacientes obesos. O número de intervenções em 2016, segundo o Ministério da Saúde, subiu para 8,1 mil.

A enquete prevê a participação popular desde a primeira etapa do processo de elaboração do protocolo, que ainda deve passar por consulta pública para deliberação final. Dentre as sugestões apresentadas, especialista sugere a volta de medicamentos de baixo custo que auxiliavam no tratamento da obesidade e foram retirados do mercado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Sugestão
Para a Confederação Nacional de Municípios (CNM), é importante a contribuição dos gestores municipais da saúde, que estão na ponta, uma vez que eles também terão de seguir o protocolo nos atendimentos. A entidade lembra ainda levantamento, publicado em 2017, mostrando que mais da metade dos brasileiros estavam acima do peso. E as ações promovidas pelos governos locais – de incentivo à boa alimentação e à prática de atividade física – são essencias para enfrentar essa realidade nacional.

A Confederação aconselha ainda que as prefeituras desenvolvam ações coletivas voltadas à comunidade, como caminhadas em grupo; exercícios físicos praticados em centros ou academias públicas com orientação de profissional e palestras em escolas sobre o tema são medidas que contribuem para a redução do sedentarismo. Conforme reforça a entidade, essas ações podem contribuir com a redução de gasto na atenção hospitalar, pois, com o controle das doenças associadas, diminui as internações decorrentes da obesidade.

Portal CNM

Ações Públicas, Protocolo de Tratamento a obesidade, sobrepeso, saúde

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens