Sexta-Feira 11/07/2025 05:08

Metade da munição ilegal entra no Brasil por Mato Grosso do Sul

Estado - Segurança Pública - Fronteiras Abertas

Paraguai e Bolívia são os principais fornecedores do tráfico de armamento para o Brasil.

Foto: Carga de droga apreendida ontem, na BR-060, escondia duas submetralhadoras - Foto: Divulgação

Armas e munições vindas do Paraguai e da Bolívia são os principais alimentos do crime organizado que opera em grandes centros brasileiros, como Rio de Janeiro e São Paulo, particularmente nos morros cariocas. Apesar da falta de investimentos federais na segurança das fronteiras, pelo menos a metade do armamento apreendido e que tinha essa destinação acabou sendo interceptada ainda em Mato Grosso do Sul. 

Na prática, caso houvesse interesse da União em exercer um maior controle nas linhas fronteiriças de entrada, o ciclo de alimentação do crime organizado poderia ser cortado. A fragilidade da segurança federal nas faixas de fronteira com o Paraguai e a Bolívia, por Mato Grosso do Sul, tem favorecido a atuação das quadrilhas, que operam especialmente com o tráfico de armas e drogas. 

ALGUNS NÚMEROS

Dados do Ministério Extraordinário de Segurança Pública (Mesp) revelam que, em um ano, durante a Operação Égide, realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), foram apreendidas 1.418 armas de fogo (fuzis, metralhadoras e pistolas) e 232.559 munições de vários calibres, produtos do tráfico. Desse volume, pelo menos 750 armas e 115.738 munições ficaram no eixo Mato Grosso do Sul, a caminho do Rio de Janeiro.

As apreensões têm revelado ainda que muitos carregamentos de cocaína e maconha apreendidos no Estado traziam junto armamento pesado e de uso restrito. Ontem, por exemplo, a PRF apreendeu na BR-060, município de Sidrolândia, duas submetralhadoras, calibre nove milímetros e três carregadores adquiridos no Paraguai.

COM DROGA

As armas apreendidas ontem estavam escondidas em meio a uma carga de 1,7 tonelada de maconha. Uma caminhonete Hilux que fazia o transporte foi flagrada no acostamento da rodovia. Foi levantada suspeita de que poderia estar envolvida com o tráfico e os agentes solicitaram que outras equipes ficassem em alerta na estrada.

Houve anteriormente a tentativa de abordagem da caminhonete, mas o motorista abandonou o veículo e fugiu a pé para um barranco, não sendo encontrado. O motorista de um Fiat Uno que fazia o serviço de batedor da droga foi preso em flagrante.

NÚMEROS LOCAIS

A Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) informou que, somente no período de janeiro a agosto deste ano, as polícias estaduais, particularmente o Departamento de Operações de Fronteira (DOF), apreenderam no Estado 430 armas – apenas pistolas foram 110.

Mesmo ainda não dispondo de um estudo científico fechado, as autoridades policiais acreditam que mais de 50% das armas, munições, maconha e cocaína enviadas para os morros do Rio tenham entrado no Brasil por Ponta Porã e Corumbá. O comércio de armas se dá abertamente tanto no Paraguai quanto na Bolívia, o que facilita o tráfico.

Com as suas fronteiras abertas a tudo aquilo que vem dos países vizinhos, o Estado é o grande corredor de passagem desses ilícitos para o Rio de Janeiro e São Paulo, onde dão sustentação ao crime, especialmente nos morros cariocas. 

De acordo com as informações, em 2017, foram apreendidas no País 2.089 armas (pistolas e fuzis), contra as 1.586 interceptadas em 2016. Crescimento assustador também foi observado no volume de munições. Se as 76.672 unidades apreendidas em 2016 eram consideradas elevadas, no passado esse item saltou para 189.632 unidades, o que significou um crescimento de 147,3%.

Correio do Estado

Munições ilegais, falta de segurança, tráfico de armamento

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,419
Euro 6,383
Franco suíço 6,823
Yuan 0,756
Iene 0,038
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens