Casa do Artesão localizado na Avenida Afonso Pena está em más condições - Foto: Fábio Oruê
O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul afirmou em levantamento que nenhum museu do Estado tem o certificado dos Bombeiros (alvará) para funcionar.
A preocupação veio após a destruição do Museu Nacional do Rio de Janeiro, ontem (2) na zona norte do Rio. Ao todo, são 64 Museus em Mato Grosso do Sul. Essas unidades são administradas por universidades, fundações, poder público e iniciativa privada.
Segundo o tenente-coronel Marcos de Souza Meza, do setor de comunicação dos Bombeiros, os museus José Antônio Pereira , Dom Bosco e Aracy Balabanian, entre outros, são os que não têm o certificado de funcionamento.
Ainda de acordo com o tenente-coronel, a única construção na Capital que tem alvará é o armazém cultural localizado na estação ferroviária. "Nós temos grande demanda no Estado, o que diz respeito na emissão dos certificados, fazemos as vistorias, mas a fila é gigantesca. Hoje, quando tem uma solicitação do gestor do local ou do Ministério Público, o bombeiro vai lá e passa na frente, mas precisam solicitar os alvarás porque a demanda é grande”, disse.
Em nota, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul informou que os museus são cadastrados por um sistema, porém, esse sistema não emite licenças ou faz o requerimento de vistorias técnicas, que são de responsabilidade de cada administrador junto à administração municipal e ao Corpo de Bombeiros Militar. No entanto, a fundação alega que os museus administrados por ela estão em conformidade com as normas estabelecidas de combate à incêndios.
Logo, será realizada vistorias técnicas para verificação de luzes de emergência e portas corta-fogo no Memorial da Cultura como um todo e no Museu de Arte Contemporânea.
Correio do Estado/ JM
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,604 |
Euro | 6,388 |
Franco suíço | 6,817 |
Yuan | 0,779 |
Iene | 0,039 |
Peso arg. | 0,005 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito