Sábado 21/06/2025 07:05

MDS apresenta à CNM proposta para Criança Feliz

Brasil - Ações Públicas - Ministério do Desenvolvimento Social

Foto: Divulgação 

O Núcleo de Desenvolvimento Social da Confederação Nacional de Municípios (CNM), composto pelas áreas de Assistência Social, Educação, Saúde e Cultura, esteve com o Diretor Executivo Gustavo Cezário, no Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) nesta terça-feira, 28 de agosto, para debater o Programa Criança Feliz.

Na reunião, a secretária Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano, Ely Harasawa, e o seu assessor, Maurício Azeredo, apresentaram o escopo do Projeto de Lei (PL) que será encaminhado ao Congresso Nacional para estabelecer as diretrizes da iniciativa. Trata-se de uma reivindicação antiga da CNM tanto a instituição de programas e políticas federais por Lei, quanto a participação dos Entes municipais na construção das propostas.

Segundo Ely, a versão inicial do texto traz uma descrição do que é e quais são os objetivos do Criança Feliz. Destaca-se, na proposta, a intersetorialidade do programa, que prevê a participação de diversas áreas da gestão pública local. Ao abrirem espaço para os técnicos e a diretoria da CNM apresentarem as dificuldades, demandas e sugestões dos Municípios, a secretária e o assessor registraram as contribuições e agendaram um próximo encontro para consolidar a articulação.

Propostas
A primeira delas diz respeito à definição do orçamento para garantir a sustentabilidade das ações, sendo necessária a destinação de recursos para todas os setores envolvidos, não só a Assistência Social. A Confederação também pede a participação dos Estados dentro da execução das políticas públicas, nos aspectos técnicos e financeiros.

Ag CNME, por último, o detalhamento da forma de contratação das equipes para que o quadro de referência do Município não fique sobrecarregado. Os técnicos lembraram que os servidores municipais já trabalham com diversas ações e programas e assumir novas responsabilidades demanda capital produtivo.

Sobre a Portaria Ministerial 1/2018, que definiu competências para o Ministério da Cultura, Ely informou que o Comitê Gestor do Programa Criança Feliz ainda está trabalhando no sentido de viabilizar a intersetorialidade da iniciativa.

A CNM se comprometeu a avaliar a proposta do Ministério e trazer a perspectiva do Município, que está na ponta. Além de dois estudos sobre o impacto financeiro do Criança Feliz, a entidade realizou um levantamento sobre os processos de implantação, em que estão listadas as principais dificuldades para os Entes locais.

Histórico
O ex-presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, e o ex-ministro da pasta Osmar Terra estiveram reunidos no primeiro semestre, ocasião em que o municipalista fez um apelo para que a Confederação contribuísse com a institucionalização do Programa em uma lei federaal. Diversas vezes, a Confederação alertou para o subfinanciamento e a ausência de diálogo com as administrações locais.

Portal CNM

MDS, Proposta para Criança Feliz, Ministério do Desenvolvimento Social

Compartilhar faz bem!

Apoio

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas
Voltar ao Topo

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens