Terça-Feira 11/11/2025 18:56

Parlamentares criticam as restrições impostas pela lei eleitoral

Estado - Política - Eleições 2018

Deputados Cabo Almi (PT), Rinaldo Modesto (PSDB) e José Carlos Barbosa (DEM), durante sessão (Foto: Victor Chileno/ALMS)

Os deputados que desejam ser candidatos nesta eleição, criticaram as restrições que precisam cumprir durante todo o ano eleitoral, impostos pela Justiça. Eles alegam que o trabalho mais efetivo teria que ser no abuso de poder econômico e compra de votos, porém dar mais liberdade para os políticos buscarem os votos com os eleitores.

“A campanha que sempre foi um momento festivo, está cada vez mais distante do que era feito no passado, porque existem muitas proibições que inibem os candidatos, que ficam com receio do que podem ou não fazer. A legislação deveria ser mais clara e focar as punições nas compras de votos”, disse o deputado Cabo Almi (PT).

Já José Carlos Barbosa (DEM) disse que a lei eleitoral atual é “arcaica” e que precisa da sua devida modernização. “Parece que estamos em um luto eleitoral, ao invés de campanha, com excesso de rigor, que foge as características de uma eleição”, descreveu.

Márcio Fernandes (MDB) ponderou que apesar das críticas, precisa-se cumprir as regras e que a maioria dos pré-candidatos tem colaborado com a Justiça Eleitoral, apesar segundo ele, de algumas exceções. “Nós já nos deparamos com alguns adesivos e outdoor que entendo que não são permitidos”, citou.

Para Rinaldo Modesto (PSDB) muitas restrições impostas não tem efeito prático, porque não fariam este ou aquele eleitor optar por um determinado candidato. “Muitas vezes existe o exagero, porém temos que respeitar a legislação. Uma sugestão é unificar as eleições para todos os cargos, assim evitava todas estas restrições a cada dois anos”.

Regras – Desde sábado (07), quando se completou o prazo de três meses antes da eleição, muitas regras foram impostas tanto aos gestores, como aos pré-candidatos. Entre elas as restrições para transferência de recursos para municípios, assim como contratações.

Os candidatos, por exemplo, não podem participar de inaugurações de obras públicas, e nem propagandas institucionais do poder público. Os pronunciamentos em cadeia de rádios e televisão serão permitidos apenas no horário eleitoral gratuito. O objetivo é evitar que alguns “candidatos” tenham vantagens sobre os outros.

Os gestores públicos também não podem nomear, contratar ou demitir sem justa causa, assim como remover ou transferir servidores públicos, exceto nos casos de cargos em comissão, assim como nomeações para o Poder Judiciário, Ministério Público, dos Tribunais ou Conselhos de Contas e dos órgãos da Presidência da República.

Campo Grande News/JM

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens