Terça-Feira 14/10/2025 03:54

Limite de gastos para campanha é suficiente, avaliam deputados

Estado - Política - Eleições 2018

Deputados Pedro Kemp (PT) e Paulo Siufi (MDB), durante sessão (Foto: Luciana Nassar/ALMS)

Os deputados afirmaram que o limite de gastos para campanha, assim como das contratações de funcionários e cabos eleitorais é suficiente para esta eleição, na disputa no legislativo estadual. Estas regras foram confirmadas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) no último final de semana, servindo de parâmetro para os candidatos.

A justiça eleitoral fixou em R$ 1 milhão o limite de gastos para os candidatos a deputados estaduais, podendo contratar cada um em Mato Grosso do Sul no máximo 302 funcionários, que vão atuar nos cargos de assessores e cabos eleitorais durante toda campanha, que começa a partir do dia 16 de agosto, após o registro das candidaturas.

“O valor é suficiente para o candidato gastar durante a campanha, por exemplo meus gastos vão ser mais em marketing, na divulgação do meu trabalho como deputado. Natural que haja mais dificuldade para arrecadar recursos e receber doações”, disse Renato Câmara (MDB). Ele citou a proibição das doações de empresas como fator principal.

Já Lídio Lopes (PEN) disse que não precisa de todo este valor (R$ 1 milhão) para fazer sua campanha, que segundo ele, terá gastos bem mais modestos. “A minha campanha é barata, meu voto custa pouco comparado aos adversários, este valor estipulado é mais que o suficiente”.

Pedro Kemp (PT) também defende campanha barata, principalmente com o período reduzido para apenas 45 dias. “Na prática serão 30 dias de campanha na rua, então o candidato pode gastar bem menos do que nas outras ocasiões, a arrecadação será menor também”.

Para Paulo Siufi (MDB) é importante a Justiça Eleitoral fixar limites para evitar os exageros, mas entende que cada candidato sabe sua realidade. “Cada um faz campanha com que tem, desde quando era liberado qualquer gasto, não passava do meu limite, nunca extrapolei”, garante o emedebista.

Contratações – Sobre o limite de 302 funcionários no máximo para cada candidato a deputado, os parlamentares tiveram opiniões diferentes. Renato acredita que é o número é pouco, porque se trata de uma eleição estadual. “São 79 municípios que precisa atuar, se contratar quatro (funcionários) em cada um, pode passar deste número”.

Kemp alegou que 300 cabos eleitorais é um número suficiente. “Como trabalho mais com os segmentos e categorias que represento aqui na Assembleia, como os educadores , não preciso fazer tantas contratações”. Já Siufi alega que este limite (contratação) foi bem em cima do que os candidatos vão contratar. “Será nesta média mesmo, para atender todos os municípios”.

Campo Grande News/JM

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens