Quinta-Feira 06/11/2025 10:16

Com previsão de superar 6,9 milhões de toneladas, é lançada 2ª colheita do milho em MS

Estado - Agricultura - Safra do Milho

Foto: João Prestes 

Está lançada a colheita da segunda safra do milho em Mato Grosso do Sul, com volume previsto de produção de pouco menos de sete milhões de toneladas. O ato aconteceu nesta segunda-feira (25.6), na fazenda Campo Grande, em Jaraguari, com as presenças de técnicos, produtores e autoridades.

O superintendente de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar, Rogério Beretta, manifestou em nome do Governo do Estado a satisfação pelo desempenho do setor agrícola, que vem experimentando produções recordes graças ao aporte de tecnologia, pesquisas e novas técnicas agrícolas.

Problemas relacionados ao excesso e também falta de chuvas em momentos diferentes do desenvolvimento da cultura provocaram perdas em regiões de alta produção, sobretudo nos municípios do Sul do Estado. Com isso, o milho saiu de uma produtividade excelente na safra passada que atingiu 88,3 sacas por hectares para 68 sacas/ha nesta safra. “Mesmo assim, está muito acima das 40, 50 sacas por hectares que a gente colhia há pouco tempo atrás”, pontuou o presidente da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja), Juliano Schmaedecke.

Na safra passada, Mato Grosso do Sul colheu 9,8 milhões de toneladas de milho na segunda safra, em área de 1,852 milhão de hectares. Nesta safra a área plantada caiu para 1,7 milhão de hectares (8,21% menor), o que aliado aos problemas com o clima devem resultar numa safra de 6,936 milhões de toneladas, redução de 29,31% no volume total colhido. Os dados são do Sistema de Informações Geográficas (Siga), serviço disponibilizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, em parceria com a Aprosoja e o Sistema Famasul.

Problemas pontuais

O superintendente Rogério Beretta salientou que, em casos pontuais, as perdas na lavoura de milho foram maiores devido ao atraso no plantio. “Aquele produtor que por algum motivo tenha atrasado a colheita da soja e, com isso, atrasado o plantio do milho, nesses casos o prejuízo foi maior”. Isso ocorreu sobretudo no Sul do Estado onde as chuvas de janeiro atrapalharam a retirada da soja, obrigando o produtor a plantar o milho mais tarde, após a segunda quinzena de fevereiro e até início de março. Nesses casos a cultura foi castigada com a estiagem no momento em que a planta estava desenvolvendo os grãos, resultando em fortes perdas.

Nos municípios das regiões Central e Norte o desempenho do milho de segunda safra foi considerado muito bom. “Nesta fazenda [Campo Grande, onde aconteceu o lançamento da colheita] a média de produtividade é de 130 sacas por hectares, muito acima da média do ano passado”, exemplificou.

O presidente da Aprosoja argumentou que o produtor sempre espera uma excelente colheita. “Porém pela vivência, a gente já sabe que é muito difícil repetir dois, três anos bons na agricultura”. Ele destacou, entretanto, os avanços tecnológicos introduzidos por programas e projetos do Governo do Estado, como a expansão da rede de estações meteorológicas, estudos de pedologia do solo (que permite ao agricultor investir com muito mais segurança), e o próprio Sistema de Informações do Projeto Siga. “Demonstram uma visão de futuro do governo para o desenvolvimento do Estado”, completou Schmaedecke.

 

Portal MS

Previsão, colheita do milho,

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens